Russas dominam eliminatórias da ginástica rítmica e vão às finais em busca do tetra

Do UOL, em São Paulo

  • AFP PHOTO / THOMAS COEX

    Russa Evgenia Kanaeva se apresenta com a fita; ela foi a primeira colocada das eliminatórias

    Russa Evgenia Kanaeva se apresenta com a fita; ela foi a primeira colocada das eliminatórias

Ao que parece, será difícil superar o favoritismo da Rússia nas finais da ginástica rítmica. Tanto as ginastas que competem individualmente quanto o conjunto do país terminaram as eliminatórias finalizadas nesta sexta-feira nas primeiras colocações e avançaram com as maiores somas. Nas duas categorias, a nação busca o quarto ouro olímpico consecutivo.

O destaque da fase classificatória, como já era de se imaginar, foi Evgenia Kanaeva. Multimedalhista mundial e atual campeã olímpica, a russa deu um susto no início das eliminatórias ao deixar cair o arco justamente em sua primeira apresentação. Com séries impecáveis com bola, fita e maças, porém, a ginasta se recuperou e avançou à final com 116,000 pontos, quase 1,5 ponto à frente da compatriota Daria Dmitrieva (114,525), a segunda colocada.

Ao todo, 10 atletas passaram para a decisão que será disputada neste sábado, a partir das 9h30 (horário de Brasília). Além das duas russas, avançaram uma azerbaijana, uma búlgara, uma bielorrussa, uma sul-coreana, uma polonesa, uma israelense e duas ucranianas.

Nas eliminatórias de conjunto, novo domínio da Rússia, que garantiu a primeira colocação com 56,375 pontos seguida de Itália (55,800) e Belarus (54,750). Também avançaram à final Bulgária, Espanha, Ucrânia, Israel e Japão. As medalhas serão disputadas no domingo, a partir das 9h30. Cada grupo fará duas apresentações: uma com cinco bolas e outra com três fitas e dois arcos.

UOL Cursos Online

Todos os cursos