Na despedida de sua capitã, Leonas perdem para Holanda e ficam sem sonhado ouro olímpico

Do UOL, em São Paulo

  • REUTERS/Chris Helgren

    Holandesas comemoram vitória sobre as Leonas da Argentina na final do hóquei na grama

    Holandesas comemoram vitória sobre as Leonas da Argentina na final do hóquei na grama

O jogo era a despedida de Luciana Aymar, 35 anos, a grande estrela e capitã da Argentina. Conhecida como “La Maga” e “Maradona de saias”, a detentora do prêmio de melhor jogadora do mundo por sete vezes queria encerrar sua carreira com um ouro inédito para as Leonas. O sonho, porém, ficou para a próxima Olimpíada.

Atual campeã do mundo, a Argentina deu muita garra no jogo com a Holanda pela final do hóquei na grama em Londres. As holandesas, porém, foram superiores e venceram a partida desta sexta-feira por 2 a 0.

Com a derrota, as Leonas ficaram sem o tão esperado ouro olímpico. As argentinas já conquistaram a  prata, em Sydney, e o bronze, em Atenas e Pequim. Venceram os Mundiais de 2002 e 2010 e têm seis títulos de Jogos Pan-Americanos, mas nunca ganharam uma medalha de ouro em Olimpíada.

A final, que começou disputada, teve poucas tentativas de gols para os dois lados. Faltando sete minutos para o fim da primeira etapa, porém, as holandesas tiveram a marcação de um pênalti a seu favor e boa chance de abrir o placar.

Desesperada, a defensora argentina Macarena Rodriguez Perez reclamou muito com a arbitragem sobre a marcação. Mas, para a sua tranquilidade, a equipe da Holanda desperdiçou a oportunidade, mandando a bola para fora.

A DESPEDIDA DA CAPITÃ

  • Luciana Aymar, de 35 anos, fez sua última partida de hóquei na grama pela Argentina nesta sexta-feira. A derrota para a Holanda, porém, não mancha uma carreira vitoriosa da capitã das Leonas. Ela já foi eleita sete vezes a melhor jogadora do mundo, conquistou quatro medalhas Olímpicas, dois Mundiais e seis Pan-americanos. "La Maga" é queridinha dos argentinos e foi porta-bandeira do país na abertura dos Jogos de Londres.

Um minuto depois, foi a vez das holandesas protestarem. Após falta marcada no meio de campo, Marrtje Goderie recebeu cartão verde como advertência e foi para o banco, evitando um cartão amarelo, que a suspenderia temporiamente do jogo.

Faltando menos de um minuto para o fim do primeiro tempo, mais um pênalti foi marcado a favor da Holanda. Dessa vez, a goleira argentina Laura Del Colle fez duas grandes defesas e deu moral para às Leonas para a segunda etapa.

As holandesas, porém, dominaram o começo do segundo tempo e, em uma cobrança de pênalti, a camisa 9 Carlien Dirkse van den Heuvel marcou o primeiro gol da partida.

Dez minutos depois, nova cobrança de pênalti selou a vitória das holandesas. Desta vez, foi Maartje Paumen quem marcou. Abaladas, as argentinas não conseguiram reagir e permitiram que a equipe da Holanda administrasse o placar até o fim do jogo.

Desolada, Luciana Aymar chorou muito em sua despedida e contagiou as companheiras de equipe, que também lamentaram com choro a derrota para as holandesas.

 

UOL Cursos Online

Todos os cursos