Francês que correu nos 5 mil metros é flagrado em exame antidoping

Do UOL, em São Paulo

  • Alexander Hassenstein/Getty Images

    Francês Hassan Hirt, à esquerda, testou positivo para EPO nos Jogos de Londres

    Francês Hassan Hirt, à esquerda, testou positivo para EPO nos Jogos de Londres

O francês Hassan Hirt foi suspenso de forma provisória por doping. O atleta, que correu a prova dos 5 mil metros nos Jogos Olímpicos, testou positivo para Eritropoietina (EPO) em exame realizado no dia 3 de agosto, dia em que desembarcou em Londres. Ele foi desligado da delegação da França.

EPO é um hormônio que estimula a produção de células vermelhas do sangue, que implica no aumento na capacidade de transporte de oxigênio pelo sangue. Este tipo de doping ajuda atletas em provas longas.

O doping de Hirt não é o primeiro caso de EPO nesta edição da Olimpíada. O italiano Alex Schwarzer, campeão da marcha atlética em Pequim-2008, admitiu o uso da substância para competir em Londres.

flagrado no doping, italiano fala em alívio por ter sido pego

  • O discurso de quem é pego em um exame antidoping costuma ser sempre o mesmo. O atleta nega o doping, diz que não sabe como entrou em contato com a substância proibida, culpa técnicos, remédios e laboratórios. Na quarta-feira, o italiano Alex Schwazer foi contra tudo isso ao falar sobre o seu doping na prova de marcha atlética.

Doping no esporte
Doping no esporte

UOL Cursos Online

Todos os cursos