Espanha vira no último quarto contra a Rússia e vai à final no basquete

Do UOL, em São Paulo

  • Mark Ralston/AFP

    Espanhóis comemoram ponto durante virada sobre a Rússia no último quarto da semifinal

    Espanhóis comemoram ponto durante virada sobre a Rússia no último quarto da semifinal

Depois de ser acusada de entregar o jogo contra o Brasil na primeira fase para escapar dos Estados Unidos nas semifinais, a Espanha cumpriu seu roteiro e derrotou a Rússia por 67 a 59 nesta sexta-feira após uma virada emocionante no último quarto.

O time de Pau Gasol e companhia irá fazer a segunda final olímpica seguida e espera o vencedor da outra semifinal entre Estados Unidos e Argentina, em jogo que acontece nesta sexta às 17 horas (de Brasília).

A Espanha terminou o primeiro tempo com 11 pontos de desvantagem e, comandada por Pau Gasol e Jose Calderon, empatou no terceiro quarto e simplesmente não deixou a Rússia jogar no último período. Não só virou o jogo, mas chegou a impor dez pontos de diferença e pôde apenas administrar a vitória nos instantes finais. 

O jogo começou com a Rússia abrindo vantagem graças à aplicação defensiva. O astro Kirilenko abdicou do ataque para ajudar o time a fechar o garrafão. A partir do segundo quarto, as bolas da Rússia começaram a cair mais e o time abriu sua maior vantagem, de 13 pontos.

Mas a Espanha reagiu no segundo tempo quando Gasol entrou no jogo e Calderon passou a acertar os arremessos de três pontos. E se antes era a Rússia que fechava o garrafão, no último quarto foi a defesa espanhola que passou a fazer a diferença.

Destaque no primeiro tempo, o russo Sasha Kaun sumiu na segunda etapa, e o aproveitamento russo nos arremessos, que já não era bom, despencou depois do intervalo. A Rússia até tentou uma reação nos últimos segundos, mas não resistiram à experiência da seleção espanhola, que disputará sua segunda final olímpica seguida. 

UOL Cursos Online

Todos os cursos