Argentina tenta 1º ouro e vive emoção com despedida e aniversário de "Maradona" do hóquei

José Ricardo Leite

Do UOL, em Londres (Inglaterra)

  • Mark Nolan/Getty Images

    Luciana Aymar faz despedida nesta sexta-feira

    Luciana Aymar faz despedida nesta sexta-feira

Com apenas uma medalha, e de bronze, até agora nos Jogos Olímpicos de Londres, a Argentina tenta obter sua primeira medalha dourada nesta sexta-feira, em jogo que promete emoção e sentimentalismo pelo fim da era de um dos grandes ícones esportivos do país.

A seleção feminina de hóquei, conhecida como Leonas, encara a Holanda, às 16h (horário de Brasília), no jogo de despedida de Luciana Aymar, 35, conhecida como “La Maga” e “Maradona de saias”, entre outras atribuições dadas à detentora do prêmio de melhor jogadora do mundo por sete vezes.

Foi porta-bandeira da Argentina na abertura dos Jogos. E fará no duelo de hoje, independentemente de vitória ou derrota, sua última partida pela seleção. Justo no dia que completará 35 anos.

No jogo contra o Reino Unido, nas semifinais, Luciana já estava visivelmente emocionada. Olhava para todos os lados do estádio após a vitória por 2 a 1 e sorria com os olhor marejados.

Foi a última a sair do campo. Na zona mista, admitiu que tudo passou pela cabeça. O começo da carreira, e o final dela chegando.

"Foi o jogo que mais aproveitei. Foi um momento difícil. Foram muitas emoções. Eu estava muito emocionada. O estádio cheio, me lembrei de 12 anos atrás. Não tinha tanta gente no meu começo", falou.

A veterana jogadora tenta desde já se esforçar para se concentrar somente no jogo e não pensar em outra coisa na final. Mas é difícil.

“Vai ser um dia a mais para mim até terminar a partida. Tenho que jogar uma final olímpica. Mas depois da partida...”, falou.

As Leonas são as atuais campeãs do mundo, mas nunca ganharam o ouro olímpico. Já ficaram com a prata, em Sydney, e o bronze, em Atenas e Pequim. Venceram os Mundiais de 2002 e 2010 e têm seis títulos de Jogos Pan-Americanos. Agora, só resta o ouro.

UOL Cursos Online

Todos os cursos