EUA batem Coreia e esperam por vencedor de Brasil e Japão na final em Londres

Do UOL, em São Paulo

  • AP Photo/Jeff Roberson

     Kim Yeon-koung, da Coreia do Sul, enfrenta o bloqueio dos EUA durante partida da semifinal

    Kim Yeon-koung, da Coreia do Sul, enfrenta o bloqueio dos EUA durante partida da semifinal

A seleção norte-americana confirmou o favoritismo e a primeira finalista do torneio de vôlei feminino nos Jogos de Londres. Nesta quinta-feira, os EUA venceram a Coreia do Sul por 3 sets a 0 (25-20, 25-22 e 25-22) e agora aguardam pelo vencedor do duelo entre Brasil e Japão.

Caso o Brasil consiga a classificação, as duas equipes reeditarão a final da Olímpiada de Pequim em 2008, quando a equipe do técnico José Roberto Guimarães ficou com a medalha de ouro.

ESTATÍSTICAS DA PARTIDA:

O principal triunfo das norte-americanas em Londres está justamente no banco. Quatro anos atrás, Hugh McCutcheon comandou o time masculino ao ouro e caso repita o resultado com as meninas em 2012 igualará um feito justamente de Zé Roberto, campeão com o time masculino em 1992 e com o feminino em 2008.

A expectativa para a semifinal era de uma partida tranquila para os EUA. Porém, a Coreia surpreendeu e fez um jogo duro, mas a experiência das norte-americanas foi o principal diferencial no duelo.

No 1º set, a Coreia forçou o saque e complicou a recepção norte-americana. A jogadora Yeon Kim era a principal arma coreana e virava a maioria das bolas. Porém, o time dos EUA soube utilizar a experiência para reverter à desvantagem e fechar a parcial em 25 a 20.

O cenário da partida manteve o mesmo. As coreanas conseguiram abrir vantagem no fim do set (20 a 17), mas permitiram a reação das norte-americanas, que buscaram a igualdade e viraram, vencendo a segunda parcial por 25 a 22.

Com ampla vantagem no placar, os EUA conseguiram se impor desde o começo do set, abrindo uma frente confortável.  Mesmo abatidas, as coreanas esboçaram uma reação e empataram a parcial em 18 a 18.

Depois do momento de desatenção, as norte-americanas retomaram o controle da partida e fecharam o terceiro set por 25 a 22.

UOL Cursos Online

Todos os cursos