Emanuel se emociona e diz não saber se terá saúde para jogar Olimpíada no Rio

Bruno Freitas

Do UOL, em Londres (Inglaterra)

  • Flavio Florido/UOL

    Emanuel beija a medalha de prata após final contra os alemães Julius Brink e Jonas Reckermann

    Emanuel beija a medalha de prata após final contra os alemães Julius Brink e Jonas Reckermann

Depois de receber a terceira medalha olímpica de sua carreira nesta quinta-feira, o brasileiro Emanuel se emocionou ao falar sobre as chances de ir aos Jogos do Rio de Janeiro em 2016, quando terá 43 anos. Com a prata no pescoço, o veterano segurou o choro e afirmou que não sabe se terá saúde para disputar o torneio pela sexta vez na vida.

Emanuel chegou perto de seu segundo ouro na decisão dos Jogos de Londres diante dos alemães Julius Brink e Jonas Reckermann, mas acabou em segundo lugar ao lado do parceiro Alison depois de uma emocionante derrota no set de desempate.

"Sou um atleta que gosto muito de jogar a Olímpiada, mas eu não sei se vou ter saúde para isso", declarou Emanuel, com voz embargada e olhos marejados.

"A Olimpíada é um torneio tão diferente. Eu não sei se vou suportar mais quatro anos", acrescentou o veterano de 39 anos ainda emocionado.

Do outro lado da dupla, Alison manifestou do alto de seus 26 anos que espera continuar a escrever sua história olímpica, de preferência ao lado do atual parceiro. Durante a Olimpíada de Londres Emanuel chegou a declarar que encara pelo menos a temporada 2013 e depois pensará sobre os Jogos do Rio. Seu companheiro diz torcer para que o gás ainda não tenha acabado. 

"Não tenho nada [planejado]. Quero aproveitar cada dia ao lado dele. Se ele disse que vai jogar em 2013, quero aproveitar todos os dias", afirmou o medalhista de prata.

"Ele é uma lenda, um exemplo que você pode se espelhar. Tem uma humildade fora do normal, não usa o nome dele para nada. Acorda cedo todos os dias para treinar", completou Alison.

Com a prata de Londres definida nesta quinta-feira, Emanuel chega ao número de três medalhas olímpicas, contando o ouro de Atenas-2004 e o bronze de Pequim-2008. O vetarano ainda disputou os Jogos de Atlanta-1996 (com Zé Marco) e Sydney-2000 (ao lado de Loiola).

UOL Cursos Online

Todos os cursos