Atleta financia ida à Olimpíada com bordel e dá vexame após derrota na 1ª rodada

Bruno Freitas

Do UOL, em Londres (Inglaterra)

  • Hannah Johnston/Getty Images

    Neozelandês Logan Campbell reclama durante derrota pára ucraniano Hryorii Husarov no taekwondo

    Neozelandês Logan Campbell reclama durante derrota pára ucraniano Hryorii Husarov no taekwondo

O neozelandês Logan Campbell disputou nesta quinta-feira a segunda Olimpíada de sua carreira com um suporte diferente de atletas de outros países. Ao invés de patrocinadores ou dinheiro de confederação, o lutador de taekwondo foi para Londres financiado por um bordel do qual foi proprietário em seu país há até pouco tempo.

Mas apesar do esforço de financiamento, a participação de Campbell nos Jogos de 2012 foi curtíssima, com derrota para o ucraniano Hryhorii Husarov logo na primeira rodada da categoria até 68 kg (10 a 6), a mesma que conta com o brasileiro Diogo Silva. Após o combate, o neozelandês deu vexame nas entrevistas, com críticas à esportividade do adversário e palavrão.

"É uma m... perder de alguém assim. Ele é bem médio. Ele teve um pouco mais de distância do que eu, não cobri a minha cabeça tão bem quanto deveria. Eu preferia alguém que tivesse vindo para lutar", declarou Campbell, em menção à estratégia de moderação do adversário da Ucrânia. "Ele esperou até o fim para chutar a cabeça", acrescentou o atleta de 26 anos.

Assim, chega ao fim o projeto olímpico financiado pelo empreendimento do bordel, modelo de negócio legal na Nova Zelândia. Campbell havia ido aos Jogos de Pequim há quatro anos investindo do próprio bolso na preparação. Voltou da China, teve que lidar com dívidas e decidiu iniciar o ciclo seguinte com a captação alternativa de dinheiro.

O atleta do taekwondo então inaugurou uma casa de prostituição em Auckland para financiar o seu sonho. Mas, pressionado pelo Comitê Olímpico Neozelandês em 2010, que argumentava que a iniciativa prejudicava a imagem do esporte local, Campbell vendeu a casa de 14 quartos.

Mesmo assim, o número 12 do ranking mundial conseguiu juntar dinheiro suficiente para bancar a preparação para os Jogos de Londres neste ano. Nesta quinta, após a eliminação na primeira fase do taekwondo, Campbell não quis comentar o tema.

UOL Cursos Online

Todos os cursos