Chineses dominam último dia da ginástica; adolescentes de Rússia e EUA voltam a falhar

Do UOL, em São Paulo

  • AFP PHOTO / BEN STANSALL

    Com um ouro e um bronze, Alexandra Raisman foi o destaque desta terça ao lado dos chineses

    Com um ouro e um bronze, Alexandra Raisman foi o destaque desta terça ao lado dos chineses

Dominantes na ginástica artística em Pequim-2008, os chineses esperaram o último dia da modalidade em Londres-2012 para voltarem a mostrar superioridade. Nesta terça-feira, os ginastas do país asiático conquistaram quatro medalhas nos quatro aparelhos disputados, duas delas de ouro. Em compensação, as novatas Gabrielle Douglas, dos Estados Unidos, e Victoria Komova, da Rússia, decepcionaram e se despediram sem pódios em disputas por aparelhos.

MEDALHISTAS DESTA TERÇA-FEIRA

Barras paralelas
Ouro - Feng Zhe (CHN) - 15,966
Prata - Marcel Nguyen (ALE) - 15,800
Bronze - Hamilton Sabot (FRA) - 15,566
Trave
Ouro - Deng Linlin (CHN) - 15,600
Prata - Sui Lu (CHN) - 15,500
Bronze - Alexandra Raisman (EUA) - 15,066
Barra fixa
Ouro - Epke Zonderland (HOL) - 16,533
Prata - Fabian Hambuchen (ALE) - 16,400
Bronze - Zou Kai (CHN) - 16,366
Solo feminino
Ouro - Alexandra Raisman (EUA) - 15,600
Prata - Catalina Ponor (ROM) - 15,200
Bronze - Aliya Mustafina (RUS) - 14,900

O domínio chinês se mostrou logo na primeira decisão desta terça.  Se Zhang Chenglong caiu logo na primeira série do dia, Feng Zhe fez uma grande performance, somou 15,966 pontos e levou o título. O alemão Marcel Nguyen, que teve a maior nota de execução da final, mas menor pontuação de dificuldade, ficou com a prata com 15,800. O francês Hamilton Sabot somou 15,566 e completou o pódio.

Considerado o aparelho mais complexo da ginástica feminina, a trave realmente proporcionou a final mais tensa de hoje. Gabby Douglas, que já havia se apresentado mal nas barras assimétricas ontem, caiu durante sua série, mostrou extremo desapontamento e terminou em sétimo lugar, não repetindo nos aparelhos os dois ouros dos primeiros dias – individual geral e equipe.

O mesmo aconteceu com Victoria Komova. Também decepcionante nas barras, ela caiu na trave como sua principal concorrente, ficou em oitavo lugar e não confirmou todas as expectativas que se formaram em sua volta antes dos Jogos, despedindo-se com duas pratas amargas (individual geral e equipe).

Sem as adolescentes de 16 e 17 anos pelo caminho, as chinesas Deng Linlin e Sui Lu aproveitaram e fizeram dobradinha com duas belas séries que renderam 15,600 e 15,500 pontos, respectivamente. A disputa pelo bronze foi decidida apenas em uma revisão de nota. Alexandra Raisman, inicialmente quarta colocada, pediu que sua pontuação fosse revista. A solicitação funcionou, a americana ficou com o bronze com 15,066 pontos e tirou a veterana romena Catalina Ponor do pódio nos critérios de desempate.

CHINESAS DOMINARAM ÚLTIMO DIA DE PROVAS DA GINÁSTICA

O quarto pódio da China veio na final de barra fixa, prova que geralmente proporciona belos espetáculos aos espectadores. Sem poder vencer os favoritos Epke Zonderland e Fabian Hambuchen, que levaram ouro para a Holanda e prata para a Alemanha, Zou Kai, ouro no solo no domingo, garantiu o bronze.

Sem medalha na trave, Ponor engoliu o choro e voltou para a final de solo. Estes aparelhos renderam-lhe dois ouros olímpicos em Atenas-2004. Desta vez, a romena foi mais precisa do que na prova anterior e assegurou a prata, atrás apenas, novamente, de Aly Raisman. Os resultados de hoje, por sinal, compensaram a Raisman a frustração de ter perdido o bronze do individual geral para Aliya Mustafina no critério de desempate. A própria Mustafina completou o pódio do solo, e novamente em um desempate, deixando a italiana Vanessa Ferrari fora do pódio.

UOL Cursos Online

Todos os cursos