Robenílson pode garantir medalha histórica para o boxe nacional no 2º duelo Brasil x Cuba

Bruno Freitas

Do UOL, em Londres (Inglaterra)

  • Robenílson atinge oponente russo no combate que o garantiu nas quartas de final do boxe olímpico

    Robenílson atinge oponente russo no combate que o garantiu nas quartas de final do boxe olímpico

O Brasil pode comemorar neste domingo uma medalha histórica no boxe, modalidade que não oferece um pódio ao país desde os Jogos de 1968. Robenílson de Jesus entra ação contra o cubano Larazo Alvarez Estrada às 16h30 (de Brasília) pelas quartas de final da categoria até 56 kg e assegura pelo menos o bronze com uma vitória.

SERVÍLIO TEM ÚNICO BRONZE

A única medalha da história do boxe brasileiro em Olimpíadas aconteceu através das luvas de Servílio de Oliveira, bronze nos Jogos de 1968 na Cidade do México. O pugilista do país bateu o turco Engin Tedgard e o ugandense Joe Destimo para chegar às semifinais dos moscas.

Servílio acabou derrotado na semifinal pelo pugilista da casa Ricardo Delgado, que acabaria mais tarde como campeão olímpico.

Depois da façanha olímpica, Servílio teve a carreira profissional comprometida com um descolamento de retina e a consequente perda de uma das vistas. Acabou se aposentando antes do sonho de disputar o título mundial.

Este será o segundo combate entre brasileiros e cubanos nos Jogos de Londres. No sábado, a equipe nacional masculina perdeu sua maior esperança de medalha com a eliminação do baiano Everton Lopes.

Campeão mundial em 2011 da categoria até 64 kg, Everton perdeu sua luta de estreia contra o cubano Roniel Iglesias, que já havia batido o brasileiro na semifinal do Pan-Americano de Guaradajara.

Sem a pressão depositada sobre Everton antes da Olimpíada, Robenílson construiu sua caminhada em Londres com vitórias sobre o uzbeque Orzubek Shayimov e o russo Sergey Vodopiyanov.

Eliminado no sábado no primeiro combate Brasil x Cuba em Londres, Everton Lopes criticou a pontuação estabelecida pelos jurados da luta, mas comemorou a participação como um dos cabeças de chave de sua categoria.

"Temos que comemorar. Pela primeira vez o Brasil teve um lutador de bye [classificado diretamente para a segunda rodada]. Eu consegui isso e o Esquiva Falcão também", declarou Everton após a derrota para Iglesias.

Além de Robenílson, os irmãos Falcão também estão a apenas uma vitória de assegurar um pódio ao boxe brasileiro.  Estiva assegurou vaga nas quartas de final da categoria médio (até 75 kg) na última quinta-feira, enquanto que Yamaguchi alcançou o mesmo estágio entre os lutadores até 81 kg. Assim como Everton e Robenílson, agora também encara um cubano pela frente, Julio la Cruz Peraza. 

UOL Cursos Online

Todos os cursos