Primeiro biamputado nas Olimpíadas, "Blade Runner" Pistorius é eliminado na semi dos 400 m

Do UOL, em São Paulo

  • AFP/OLIVIER MORIN

    Passos para a história: biamputado, Oscar Pistorius compete nas semifinais dos 400 m

    Passos para a história: biamputado, Oscar Pistorius compete nas semifinais dos 400 m

Quando Oscar Pistorius fechou sua bateria semifinal dos 400 m rasos em último lugar, estava eliminado dos Jogos Olímpicos. Mas foi o mais comemorado entre os que estavam na pista. Até mesmo o homem que cruzou a linha de chegada em primeiro lugar o aplaudiu. E fez mais: trocou, com o sul-africano, as faixas com os nomes que todos os atletas usam. "Vou emoldurar", explicou Kirani James, atual campeão mundial da prova.

A HISTÓRIA DE PISTORIUS NAS PARAOLIMPÍADAS

Pequim-2008
100 m (T44)
200 m (T44)
400 m (T44)
Atenas-2004
200 m(T44)
100 m (T44)
200 m(T44)
100 m (T44)
"Eu me sinto abençoado. Acho que não consigo descrever o que estou sentindo. É uma emoção muito especial. Tenho tantos familiares e amigos para agradecer que seria injusto falar de alguém", disse o atleta após a prova.

"O que Pistorius significa para o esporte é inacreditável. Não só pelo que ele faz na pista. Fora dele ele também é uma grande pessoa. É uma honra competir com ele. Vou enquadrar essa faixa, guardar com muito carinho. O que ele faz, todos os dias, não é algo que se vê todo dia", explicou Kirani James, em entrevista ao Sportv, após a troca.

O atleta, de Granada, fez o segundo melhor tempo da semifinal. Ele é amigo do sul-africano. "Viajamos com alguns atletas de Granada durante o ano, sempre nos encontramos e temos uma boa amizade. Vou torcer para que ele tenha todo o sucesso na final", agradeceu.

O gesto de James simbolizou a importância do que Pistorius conquistou na pista do estádio olímpico de Londres. Ele é o primeiro atleta com as pernas amputadas a participar dos Jogos Olímpicos. No sábado, o corredor estreou com a marca de 45s44. Neste domingo, ele foi mais de um segundo mais lento, marcando 46s54. Se tivesse repetido o melhor tempo, seguiria fora da final: o último classificado, Jonathan Borlee, da Bélgica, fez 44s99.

Além dos 400 m, Pistorius também vai disputar o revezamento 4x400 m, quando terá a responsabilidade de abrir a prova para os compatriotas Willem de Beer, Ofentse Mogawane e Shaun de Jager.

Em 2011, o sul-africano já fez história quando se tornou o primeiro atleta biamputado a disputar um Mundial de atletismo. Porém, ele não ficou satisfeito com a sua participação na competição em Daegu, na Coreia do Sul, e disse na época que faltou experiência.

Pistorius teve que amputar as duas pernas abaixo do joelho aos 11 meses de idade devido à ausência congênita de fíbula em ambas as pernas e por isso corre com próteses de lâminas de carbono.

UOL Cursos Online

Todos os cursos