Serena atropela Sharapova, aplica 1º pneu em final olímpica individual e é campeã

Do UOL, em São Paulo

  • REUTERS/Mike Blake

    Serena Williams, já de agasalho, dança na grama de Wimbledon após vencer Maria Sharapova

    Serena Williams, já de agasalho, dança na grama de Wimbledon após vencer Maria Sharapova

Quem esperava uma final feminina de tênis equilibrada entre Maria Sharapova e Serena Williams neste sábado em Wimbledon se decepcionou. Em um jogo de apenas 1h03, a norte-americana simplesmente atropelou a russa, com direito ao primeiro pneu em uma disputa individual de ouro em Jogos com a presença de profissionais, venceu por 2 sets a 0 (6-0 e 6-1) e conquistou o inédito título olímpico, que antes ela só tinha em chave de duplas.

BRONZE PARA AZARENKA

  • Reuters

    Se a final olímpica foi um atropelo de Serena Williams sobre Maria Sharapova, na disputa pelo bronze houve mais equilíbrio entre Victoria Azarenka e Maria KirilEnko. Ainda assim, aqui também a russa levou a pior. Azarenka esteve à frente do placar durante todo o jogo, venceu por 2 a 0 (6-3 e 6-4) e se enrolou na bandeira de Belarus para comemorar muito o seu lugar no pódio.

O ouro, um dos poucos prêmios que faltavam à vasta galeria de sucessos de Serena Williams, deu à ex-número um do mundo o direito de integrar a seleta lista de tenistas a conquistarem o Golden Grand Slam, isto é, terem vencido pelo menos uma vez na carreira os quatro Grand Slams do circuito mundial e mais o ouro olímpico.

A vitória de Serena, que volta a erguer uma ‘taça’ em Wimbledon menos de um mês após vencer o torneio mais tradicional do tênis pela quinta vez, ainda confirmou o longo retrospecto favorável à americana em duelos contra a russa. Sharapova não vence a rival desde 2004. Ao todo, já foram 11 confrontos, com incríveis nove triunfos da americana.

Para piorar o dia, a musa russa viu ir pelo ralo a chance de retomar a liderança do ranking mundial, feito que ela só alcançaria se vencesse o jogo deste sábado. Sem o título, que também lhe falta para completar o Golden Grand Slam, Sharapova segue como terceira melhor do mundo.

CURIOSIDADE

A vitória indiscutível de Serena sobre Sharapova tornou-se a final olímpica com menos games disputados em toda a história, aqui também incluídas as edições de Jogos sem a participação de tenistas profissionais. Os 13 games bateram os 15 da final de Antuérpia-1920 vencida por Suzanne Lenglen contra Doroty Holman (6-3, 6-0).

No duelo deste sábado em Londres, não houve equilíbrio algum. Serena mostrou como seria o jogo logo no primeiro game, quando aplicou três aces, venceu todos os pontos e abriu 1-0 no set. Sharapova seguiu sem pontuar até o terceiro game, mas não conseguiu confirmar nenhum de seus serviços nem quebrar os saques da americana, que conseguiu o primeiro pneu em uma final olímpica de tênis (nas oitavas e nas quartas, ela já havia aplicado 6-0 em Vera Zvonareva e em Caroline Wozniacki, respectivamente).

Serena voltou para a segunda parcial com a mesma constância, sabendo acompanhar as corridas que Sharapova lhe obrigava a fazer nas trocas de bola e aproveitando sabiamente o forte vento da quadra. O primeiro game vencido pela russa veio no 3-1, mas foi só. Serena continuou com domínio completo da partida, viu sua adversária completamente desestabilizada e fechou com 6-1, assegurando o título olímpico sem perder um set sequer em todo o torneio.

UOL Cursos Online

Todos os cursos