Seleção descarta "derrota estratégica" para fugir de possível semifinal com os EUA

Bruno Freitas

Do UOL, em Londres (Inglaterra)

  • REUTERS/Mike Segar

    Splitter diz que seria "estúpido" pensar em entrar contra a Espanha com pensamento de evitar os EUA

    Splitter diz que seria "estúpido" pensar em entrar contra a Espanha com pensamento de evitar os EUA

Depois da tranquila vitória sobre a China neste sábado, por diferença de 39 pontos (98 a 59), a seleção brasileira de basquete descartou qualquer possibilidade de encarar a partida contra a Espanha tendo como opção satisfatória a derrota, em cenário que afastaria o time dos Estados Unidos até a final olímpica. Para o técnico Rubén Magnano e os seus jogadores, a possibilidade de cogitar um revés estratégico não existe no planejamento de competição.

PARA EVITAR EUA, JORNAL COGITA QUE ESPANHA ENTREGUE CONTRA BRASIL

  • AFP PHOTO / TIMOTHY A. CLARY

    O jornal Marca, da Espanha, fez uma enquete polêmica: após a derrota para a Rússia, a Espanha deve entregar o jogo para o Brasil, na última rodada? Até o fim do jogo entre Brasil e China, os leitores espanhóis pediam a derrota (com 64%). O motivo é simples. Em segundo lugar do grupo, a Espanha poderia enfrentar os EUA na semifinal, caso vençam as quartas. Em terceiro (perdendo para o Brasil na última rodada da primeira fase), um duelo contra os norte-americanos só aconteceria na decisão.

Com os resultados deste sábado, incluindo a vitória da Rússia sobre a Espanha, o Brasil assegurou sua classificação para as quartas de final e agora briga com o time do astro Pau Gasol pela segunda posição da chave, em partida que acontece na segunda-feira, 16h (de Brasília).

No confronto entre brasileiros e espanhóis, quem perder se encaminha para o lado oposto na chave eliminatória dos Estados Unidos, provável líder do grupo A. Mas a seleção que vencer pode enfrentar Kobe Bryant e companhia já na semifinal olímpica.

"Ninguém pensa na semifinal ainda. Temos que pensar antes pelas quartas de final. É estúpido pensar assim", afirmou o pivô Tiago Splitter após a vitória sobre os chineses neste sábado.

"Não dá para pular a semifinal. A gente vai jogar o último jogo [da fase de grupos], dá para ter uma dimensão de como vai estar a situação. Mas vamos sentar e esperar o Rubén falar", declarou o ala Marquinhos.

E o argentino já falou. Na entrevista coletiva depois da terceira vitória de sua equipe em Londres, Magnano descartou qualquer possibilidade de considerar uma derrota útil contra os espanhóis.

"Sou um técnico que não faz especulações, tenho que pedir que minha equipe saia a ganhar. Como vou pedir que eles ganhem outras partidas depois se pedisse para perder uma. Acredito que um time precise ter mentalidade de campeão. Tem que entrar em quadra querendo ganhar, senão nunca será campeão", rebateu o treinador da seleção.

Do lado espanhol o tema também foi debatido nesta sábado. Considerada a mais forte equipe da Olímpiada depois dos Estados Unidos, em prévias dos Jogos de Londres, a equipe de Gasol  mostrou fragilidade na primeira fase e agora também encara o dilema de vencer para cair do lado norte-americano da chave ou evitar este cenário em uma alternativa antiesportiva.

Neste sábado, após a derrota para a Rússia pelo grupo B, um jornal da Espanha estampou em sua versão digital o pedido escancarado para que a seleção do país perca para o Brasil na segunda-feira. 

UOL Cursos Online

Todos os cursos