Tricampeão mundial está fora do lançamento de martelo em Londres por doping em Atenas-2004
Das agências internacionais
Em Moscou (Rússia)
O lançador de martelo bielorrusso Iván Tykhon, tricampeão mundial, não competirá em Londres-2012 depois que a Federação Internacional de Atletismo divulgou que ele se dopou nos Jogos Olímpicos de Atenas em 2004, quando ficou com a prata.
“A Federação de atletismo se vê obrigada a retirar da competição o destacado esportista bielorrusso, Iván Tykon”, afirmou Anatoli Tozik, vice-primeiro ministro bielorrusso, citado nesta sexta-feira pela agência oficial Belta.
A decisão tomada pela Iaaf se baseia na “repetição das análises das amostras que foram extraídas de Tykhon há oito anos em Atenas”.
De acordo com a Iaaf, qualquer análise pode ser revisada depois de vários anos com novas tecnologias com a finalidade de encontrar substâncias proibidas.
Tozik afirmou que os exames realizadas nas vésperas de Londres demonstraram que o lançador está “limpo” e que se “encontrava em boa forma e estava preparado para lutar por uma medalha”.
O Comitê Olímpico Bielorrusso reagiu com indignação diante da atitude da Iaaf, já que a decisão foi tomada no final de julho, não dando tempo para a defesa do atleta.
“Isso aconteceu faz oito anos. Naquela época não se analisavam essas substâncias. Nesta situação pode se encontrar qualquer esportiva. Todas as pessoas tem direitos”, argumentou Serguéi Teterin, vic-presidente do Comitê Olímpico local.