Maria Suelen perde para heptacampeã mundial e fica sem o bronze

José Ricardo Leite

Do UOL, em Londres (Inglaterra)

  • Flavio Florido/UOL

    Maria Suelen Altheman lamenta a derrota na disputa pela medalha de bronze na categoria acima de 78 kg

    Maria Suelen Altheman lamenta a derrota na disputa pela medalha de bronze na categoria acima de 78 kg

Em sua primeira participação em Olimpíadas, a brasileira Maria Suellen Altheman teve a chance de disputar o bronze, mas não resistiu à chinesa heptacampeã mundial Wen Tong no duelo decisivo e ficou sem medalha na despedida do judô em Londres.

No começo da luta, a brasileira conseguiu neutralizar a pegada da chinesa, enquanto a técnica Rosicleia Campos gritava: “Vamos ficar mais agressiva! É a luta da sua vida!”. Mas Tong se defendeu bem e forçou um shido para a brasileira, e a partir daí passou a impor sua técnica. Faltando 44 segundos, a favorita conseguiu o ippon.

Tong estava invicta desde 2009, mas acabou sendo derrotada na semifinal da categoria acima de 100 kg, diante da cubana Idalys Ortiz. A brasileira já havia enfrentado a chinesa em janeiro deste ano no Masters de Almaty, e foi derrotada.

Oitava do mundo, Maria Suelen foi derrotada nas quartas de final pela japonesa Mika Sugimoto, quarta do ranking, com um ippon em 48 segundos de luta. Na repescagem, ganhou o direito de lutar pelo bronze ao aplicar um ippon na cazaque Gulzhan Issanova.

Bronze nos Jogos Pan-Americanos, Maria Suelen estreou com vitória sobre a francesa Anne-Sophie Mondiere, 12ª do ranking. Na segunda luta, a brasileira derrotou a tunisiana Nihel Cheikh Rouhou por ippon.

Com a derrota de Maria Suelen, o judô feminino do Brasil se despede de Londres com duas medalhas: ouro de Sarah Menezes na categoria até 58 kg e bronze de Mayra Aguiar na de até 78 kg. 

"JUDÔ BRASILEIRO DEIXA BOA PERSPECTIVA PARA RIO-2016"

Brasileiros em Londres - dia 7
Brasileiros em Londres - dia 7

UOL Cursos Online

Todos os cursos