Federer bate Del Potro por 19 a 17 no 3° set e segue na luta por ouro inédito

Do UOL, em São Paulo

  • EFE/Andy Rain

    Roger Federer passou por Juan Martin Del Potro na semifinal dos Jogos Olímpicos

    Roger Federer passou por Juan Martin Del Potro na semifinal dos Jogos Olímpicos

Roger Federer, tenista com mais títulos de Grand Slams da história, está a um jogo da inédita medalha de ouro olímpica. Nesta sexta-feira, o suíço bateu de virada o argentino Juan Martin Del Potro por 2 sets a 1, com parciais de 3/6, 7/6 (7-5) e 19/17 em quatro horas e 26 minutos, e está na final dos Jogos de Londres.

Atual campeão na chave de duplas – ficou com ouro em Pequim-2008 ao lado de Stanislas Wawrinka –, Federer ainda não possui sequer uma medalha no torneio de simples. Agora, com pelo menos a prata assegurada, o suíço aguarda o vencedor da outra semifinal: Novak Djokovic ou Andy Murray.

OPINIÃO: JUCA KFOURI

Federer sobrevive para tentar o ouro!

Ao final da disputa, os dois tenistas, visivelmente desgastados, choraram emocionados na quadra central de Wimbledon.

Para vencer, Federer precisou superar o alto número de erros não forçados. Foram 41 pontos desperdiçados em todo o duelo, número incomum para o líder do ranking da ATP. No entanto, o suíço cravou 24 aces.

Já Del Porto, oitavo cabeça de chave em Londres, se contenta com a luta por um bronze inédito para a Argentina e confirma sua boa temporada. O tenista de 23 anos chegou a ser número 4 do mundo, mas despencou no ranking em 2010 por causa de grave lesão em seu punho direito. Atualmente, está na nona colocação da ATP.

O jogo
Consistência foi a palavra chave para Del Potro no primeiro set. Com saques firmes – um deles chegou até a 212 km/h –, o argentino dificultou a defesa de Federer e pouco foi ameaçado. O suíço, por sua vez, cometeu mais erros não forçados do que de costume e teve seu serviço quebrado no oitavo game. Em desvantagem, ainda viu o rival fechar o game decisivo de zero e perdeu por 6/3.

Federer seguiu errando na segunda parcial, mas soltou o braço para encaixar o saque e se manteve na partida graças a bons winners de direita. Com exceção do primeiro game, Del Potro sempre confirmou seus serviços com tranquilidade.

NÚMEROS DO DUELO

  • 24

    aces

    anotou Federer

  • 41

    erros não forçados

    fez o suíço

  • 64

    winners

    registrou o vencedor

Sem quebras, a disputa foi para o tie break e o enredo não mudou. Federer novamente pecou nos erros não forçados, mas o saque fez a diferença: venceu por 7-5 e empatou a partida.

O jogo seguiu equilibrado no terceiro set e um tenista dava poucos break points ao outro, apesar de Del Potro ter passado a errar mais. Como não há tie break na última parcial, a disputa só foi resolvida quando saiu a primeira quebra de saque e isso veio somente no 19º game.

Federer derrubou o serviço do argentino e sacou para vencer. Del Potro, porém, devolveu de zero e empatou a partida novamente em 10/10. A igualdade prosseguiu e o set passou das duas horas de duração.

No 29º game parecia que o suíço conseguiria quebrar o saque do argentino novamente, mas o argentino salvou um triplo break point. No 35º, porém, não deu para Del Potro. Com mais três oportunidades de quebra, Federer converteu e abriu vantagem.

Na sequência, sacou para finalizar a parcial em 19/17 e o confronto em 2 sets a 1.

UOL Cursos Online

Todos os cursos