Ciclista russa é expulsa dos Jogos após confessar que tomou testosterona

Das agências internacionais, em Londres (Inglaterra)

A ciclista russa Victoria Baranova foi expulsa dos Jogos Olímpicos de Londres 2012 após confessar que tomou testosterona, informou nesta sexta-feira a agência oficial "RIA Novosti".

"Na farmácia comprei um remédio que continha testosterona. Não lembro bem o nome, acho que Andriol. Como sabia que está proibido, não disse nada ao treinador", afirmou Baranova.

"Tomei uma pastilha. E nessa mesma tarde vieram os funcionários de doping fazer a análise. Me assustei e lamentei muito tê-lo feito, mas não disse nada a ninguém", acrescentou.

A ciclista, que faz parte da equipe russa de perseguição, reconheceu que "estava muito nervosa e ficou muito mal às vésperas da Olimpíada", já que se deu conta que "seus resultados começavam a piorar" durante a concentração na Belarus.

"Estava muito cansada. Vi na internet, li, e antes já havia ouvido falar disso, que para melhorar os resultados é possível utilizar testosterona. Nunca tinha usado antes, mas desta vez me decidi", apontou.

"Justo antes de viajar aos Jogos fizeram-me um teste de doping e saiu limpo. Não voltei a tomar esse remédio e não tinha intenção de fazê-lo no futuro", explicou a russa de 22 anos.

"Pensava que tinha tido sorte e não aconteceria nada. Mas em Londres recebi a notícia que a prova feita na Belarus era positiva. Lamento muito o que aconteceu", declarou.

O vice-presidente da Federação Russa de Ciclismo, Yuri Kucheriavi, disse hoje estar "extremamente decepcionado" com a atleta.

"Eu só sei que todos se submeteram a análise e estavam limpos. Acho que ela ficará dois anos sem competir, pelo menos", previu o dirigente, destacando que a notícia influenciará negativamente no rendimento do restante da equipe.

A russa, campeã mundial sub-23 e medalha de bronze em sprint no último Campeonato Europeu, era uma dos líderes da equipe russa e deveria ter competido nesta sexta-feira.

UOL Cursos Online

Todos os cursos