Técnico diz que falta até campo de futebol em Honduras e vencer o Brasil será histórico

Carlos Padeiro

Do UOL, em Newcastle (Inglaterra)

  • EFE/JUANJO MARTÍN

    O técnico de Honduras, Luis Fernando Suárez, fala sobre a partida contra o Brasil pelos Jogos

    O técnico de Honduras, Luis Fernando Suárez, fala sobre a partida contra o Brasil pelos Jogos

Repetir o feito de 2001, quando venceu o Brasil nas quartas de final da Copa América, e eliminar o futebol pentacampeão mundial pela segunda vez na história. Esse é o objetivo de Honduras diante da equipe de Mano Menezes nos Jogos Olímpicos, sábado, às 13h (de Brasília), em Newcastle, pelas quartas de final.

O treinador colombiano Luis Suarez relatou nesta quinta-feira a falta de estrutura do futebol hondurenho para revelar novos atletas. Mesmo assim, o representante da América Central surpreendeu ao ganhar e eliminar a Espanha na primeira fase.

“É muito complicado, muito difícil, porque nem campos nós temos. E não há fundamentos técnicos, não existe tática, sistema, nada”, respondeu Suarez, ao ser questionado sobre o trabalho de base em Honduras.

MANO APOSTA EM GERAÇÃO DE MENINOS CONSAGRADOS

“Temos um monte de problemas que o Brasil não tem. Mas temos material humano, que em muitos sentidos se perde, ou que chega imaturo ao profissional, com muitas falências técnicas. É o que acontece nos países latino-americanos com problemas graves. Mas tenho que citar que temos uma quantidade de bons jogadores, uma pena é não poder aproveitá-los às vezes como se deveria fazer”, completou.

Em relação ao triunfo hondurenho sobre o time de Luiz Felipe Scolari na Copa América da Colômbia, há 11 anos, o treinador ressaltou a importância da conquista para o futebol local. “Eu vi o jogo porque sou colombiano e sei pelas notícias que li. Foi um dos feitos de Honduras. É uma das lembranças maiores que o país tem, o povo de lá tem orgulho e se fala muito sobre isso. Ainda há jogadores em atividade daquela época.”

Suarez afirmou ainda que sua seleção não tem de lamentar o cruzamento com o Brasil nas quartas de final, e sim aproveitar o momento.

“É a melhor oportunidade de mostrar um time, uma nação crescente em seu futebol, com limitações econômicas, mas com gente boa, com bons jogadores e com vontade de ter uma infraestrutura melhor.”

UOL Cursos Online

Todos os cursos