Setentão da Olimpíada sai irritado com atuação e diz que só não vai ao Rio por falta de cavalo

Bruno Freitas

Do UOL, em Londres (Inglaterra)

  • AP Photo/Ed Reinke, File

    Japonês Hiroshi Hoketsu fez sua apresentação nos Jogos Olímpicos na manhã desta quinta-feira

    Japonês Hiroshi Hoketsu fez sua apresentação nos Jogos Olímpicos na manhã desta quinta-feira

A mesma Olímpiada que vê adolescentes espantando o mundo na natação testemunhou nesta quinta-feira o desempenho de Hiroshi Hoketsu, do alto de seus 71 anos, na disputa da primeira etapa da prova do adestramento de cavalo. Mais velho atleta dos Jogos de Londres, o japonês deixou a arena de Greenwich irritado com as falhas na apresentação.

Apesar do sorriso simpático com os interlocutores, Hoketsu não conseguiu esconder a contrariedade e foi duro consigo mesmo, apontando os equívocos de performance na companhia da égua Whisper.

FRASE

Prefiro estar sentado em um cavalo do que sentado em uma cadeira em casa

Hiroshi Hoketsu, atleta de 71 anos que defende o Japão no adestramento nos Jogos Olímpicos de Londres

"Cometi dois ou três erros que não deveria cometer. A execução foi realmente prejudicada por isso", comentou o veterano em um inglês impecável, herança de sua educação em universidades dos Estados Unidos.

Questionado sobre sua motivação para seguir competindo já como setentão, o japonês disse que prefere "estar sentado em um cavalo do que sentado em uma cadeira em casa". No entanto, descartou a possibilidade de estender sua carreira olímpica até os Jogos do Rio de Janeiro em 2016. Tudo porque o cavaleiro permitirá que Whisper (hoje com 15 anos) procrie depois da competição em Londres, aposentando o animal do mundo da competição.

"Enquanto tiver motivação, vou competir. Mas não devo ir ao Brasil, será difícil achar um outro cavalo apropriado", comentou o atleta nesta quinta-feira.

QUASE QUARENTÕES, GINASTAS DESAFIAM JUVENTUDE E LESÕES

  • Reuters

    O cabelo grisalho de Jordan Jovtchev pode enganar os mais desavisados. Prestes a fazer 40 anos, o búlgaro, quando passeia na Vila Olímpica, deve deixar a impressão de que se trata de um técnico caminhando em direção aos seus atletas. Mas não. Ele e a também ginasta uzbeque naturalizada alemã Oksana Chusovitina, de 37 anos, fazem parte do grupo de "tiozões" dos Jogos Olímpicos de Londres, com o detalhe de estar em uma das modalidades em que a tendência é justamente a de os competidores serem cada vez mais jovens.

Hoketsu registrou a pontuação de 68.739 e teve o oitavo melhor desempenho entre os 13 competidores que se apresentaram na parte da manhã em Greenwich.

O cavaleiro japonês estreou em Olimpíadas há quase cinco décadas, com apenas 23 anos, nos Jogos de Tóquio de 1964. Com a 40ª colocação, entendeu na época que sua missão no esporte estava cumprida.

Mas, depois de um longo período de inatividade, Hoketsu voltou a se dedicar ao esporte em 2003, ao se aposentar da função de presidente de uma companhia farmacêutica. Neste ano, resolveu se mudar sozinho para a Alemanha, deixando mulher e filha no Japão, para poder se dedicar exclusivamente aos treinamentos.

Mais de quarenta anos depois o cavaleiro voltou a disputar os jogos em 2008 em Pequim, com a 35ª posição geral. Agora, em Londres, faz sua despedida como segundo atleta mais velho da história das Olimpíadas.

O recorde de idade no evento pertence ao atirador sueco Oscar Swahn, que competiu nos Jogos de 1920 em Antuérpia, na Bélgica, com 72 anos. 

UOL Cursos Online

Todos os cursos