Medalhista olímpica, Mayra Aguiar foi escoteira e é fã de suco de goiaba e House

Gustavo Franceschini

Do UOL, em Londres (Inglaterra)

  • Kim Kyung-Hoon/Reuters

    Mayra Aguiar comemora a conquista da medalha de bronze após aplicar ippon em holandesa

    Mayra Aguiar comemora a conquista da medalha de bronze após aplicar ippon em holandesa

O lado lutador de Mayra Aguiar já ficou famoso. Aos 20 anos, um dia antes de completar 21, ela se tornou a nova medalhista olímpica do Brasil nesta quinta-feira. Campeã mundial, medalhista em Pan-Americanos, títulos e mais títulos serão lembrados. E quem continuar interessado, pode descobrir lados bem mais humanos da judoca gaúcha.

Johanes Eisele/AFP
Dizem que os pais inscrevem os filhos no judô para eles aprenderem a cair. Eu até hoje não aprendi

Ao jornal O Globo, para explicar que é competitiva até nos treinos

Você sabia que ela é fã de suco de goiaba? Pois é. Como para ser atleta de alto rendimento é preciso tomar conta da alimentação, muitos atletas sonham com uma lata de refrigerante (o recordista mundial da natação Felipe França é um desses) ou com um gole de cerveja quando terminam de competir. Mayra, não. “Não sinto falta de refrigerante. Gosto mesmo é de suco de goiaba. Bebida alcóolica, só para uns drinques”, costuma dizer.

Quando é hora de assistir a um pouco de TV, esse gosto mais infantil desaparece. A gauchinha deixa desenhos animados ou comédias de lado e prefere programas mais cabeça. É fã, por exemplo, da série House, de um médico mau humorado que vive à procura de soluções para problemas médicos complexos. “Era viciada. Tinha de assistir todos os dias”, lembra. Outro de seus favoritos é o filme “A Origem”, de Christopher Nolan, um thriller psicológico.

Marcio Rodrigues/Fotocom.net
Ser número um do mundo não dá muita vantagem além de ser cabeça-de-chave. Tem muita gente com chance de medalha na Olimpíada

Quando virou líder do ranking mundial, prevendo vida dura em Londres

Essas duas características quase conflitantes aparecem lado a lado quando a lutadora lembra da infância como escoteira. “Eu era muito agitada e meus pais tentaram de tudo. Muitos esportes. Fui até escoteira por um tempo. Mas tinha muito medo de bicho. Até hoje, barata é um negócio que... meu Deus do céu”, conta.

Saindo da infância, hoje Mayra é uma das principais atletas do judô brasileiro. Conquistou uma medalha em Mundial júnior aos 14 anos (bronze na República Dominicana em 2006), foi vice-campeã pan-americana aos 15 (no Pan do Rio, em 2007) e estreou em Olimpíadas aos 17 (em Pequim-2008, em que foi eliminada na primeira rodada).

Nos últimos quatro anos, encarou barras pesadas. A maior foram as lesões: no fim de 2008, foi submetida a uma operação delicada no joelho direito. Foi obrigada a ficar dez meses afastada dos tatames. Quando voltou, subiu de categoria (todas as glórias do parágrafo anterior foram nos 70kg), virou uma das maiores do mundo, mas encontrou sua arquirrival.

Sergio Moraes/Reuters
Ele é uma inspiração para mim, ainda mais tendo ele assim dentro de casa. É ótimo para mim ter essa proximidade

Sobre o mentor João Derly, com quem divide treinamentos em Porto Alegre. Sem rivais na categoria, ela treina com homens

Em 2010, no Mundial do Japão, conquistou a medalha de prata, a primeira na história do judô feminino do país. Na final, foi derrotada por Kayla Harrison. Esse nome iria atormentar os sonhos da gauchinha por dois anos. No Pan de 2011, por exemplo, um encontro com a norte-americana a tirou da disputa do bronze. Como Em Londres-2012, ficou com o bronze.

Mas nem tudo foram derrotas: Mayra ainda não tinha sido derrotada em 2012, vencendo o Masters de Almaty, o Grand Slam de Paris e o Pan de Montreal. Tudo isso a colocou como líder do ranking mundial, à frente, inclusive, de Kayla.

"MAYRA AGUIAR CONFIRMOU SEU FAVORITISMO"

UOL Cursos Online

Todos os cursos