Juiz de boxe 'esquece regra', muda vencedor da luta e acaba expulso dos Jogos de Londres

Do UOL, em São Paulo

  • AFP PHOTO / Jack GUEZ

    Após confusão da arbitragem, japonês Satoshi Shimizu ficou com a vitória e avançou às quartas de final

    Após confusão da arbitragem, japonês Satoshi Shimizu ficou com a vitória e avançou às quartas de final

O árbitro de boxe Ishanguly Meretnyyazoz, de Turcomenistão, foi expulso dos Jogos de Londres por conta de sua decisão em um combate cujo resultado foi alterado logo após reclamação da delegação japonesa. A federação reviu a luta – ocorrida nesta quarta-feira – e decretou a vitória do japonês.

O apelo dos japoneses veio depois que o árbitro declarou Satoshi Shimizu perdedor (por pontos), mesmo este tendo derrubado o adversário Magomed Abdulhamidov, do Azerbaijão, por seis vezes.

"O boxeador do Azerbaijão caiu seis vezes durante o terceiro round. De acordo com nossas regras, o árbitro deveria ter contado, pelo menos, três vezes. Neste caso, seguindo a técnica da Aiba e as regras de competição, a decisão deveria ter sido interrompida", afirmou a associação de boxe.

Com a alteração do resultado, o japonês avança e agora enfrenta Mohamed Amine Ouadahi, da Argélia, nas quartas de final da categoria peso-galo (até 56 kg). O combate acontece no domingo, dia 5.

A Associação internacional de Boxe (AIBA) também suspendeu por cinco dias o árbitro alemão Frank Scharmach e expulsou o oficial técnico do Azerbaijão, Aghajan Abiyev, por não cumprir o código de conduta.

UOL Cursos Online

Todos os cursos