Barulheira do vôlei faz classe média inglesa proibir torcida de pisar nas calçadas

Gustavo Franceschini

Do UOL, em Londres (Inglaterra)

  • Gustavo Franceschini/UOL

    Visão geral da rua que dá acesso ao ginásio de vôlei em Londres, onde os moradores estão reclamando

    Visão geral da rua que dá acesso ao ginásio de vôlei em Londres, onde os moradores estão reclamando

O público animado e barulhento que costuma comparecer em jogos de vôlei não está agradando todos os ingleses. Irritados com a perturbação até a madrugada, moradores da rua que dá acesso ao ginásio em que acontecem as partidas em Londres reclamaram com a polícia e pediram que os torcedores não andassem pela calçada, para tentar minimizar a confusão.

O ginásio fica no distrito de Earl’s Court, no centro de Londres, e leva o mesmo nome. Para chegar a ele, todos os torcedores são aconselhados a descerem na estação homônima do metrô e caminharem cerca de dez minutos em uma rua aparentemente pacata, cercada de prédios de arquitetura semelhante, que são ocupados pela classe média trabalhadora que vive no local.

O problema é que a programação do vôlei é das mais extensas da Olimpíada. O primeiro jogo do dia começa às 9h30 e o último pode terminar até 1h30 da manhã, dependendo da duração das partidas anteriores. Na chegada e na saída, os torcedores passam pela rua em questão, a Earl’s Court Gardens, geralmente fazendo barulho.

Depois de alguns dias, no entanto, os voluntários começaram a orientar o público que andasse somente pela rua, e não pela calçada. “Foi um pedido dos moradores, que reclamaram com a polícia de que estava havendo muito barulho”, disse um dos voluntários que orientava os pedestres e não quis se identificar.

A irritação dos moradores era visível. A reportagem presenciou um dos moradores batendo boca com um voluntário quando este pediu que ele andasse na rua, e não na calçada. “Eu moro aqui, seu filho da p... E pare de gritar na frente da minha casa ou eu chamo a polícia”, disse um senhor de cerca de 70 anos que logo entrou em um dos edifícios. 

UOL Cursos Online

Todos os cursos