Venezuelano vence na esgrima e quebra jejum de 44 anos do país sem medalhas de ouro

Do UOL, em São Paulo

  • REUTERS/Damir Sagolj

    Venezuelano Ruben Limardo Gascon comemora a vitória na final da esgrima nos Jogos de Londres

    Venezuelano Ruben Limardo Gascon comemora a vitória na final da esgrima nos Jogos de Londres

O esgrimista Ruben Limardo Gascon tornou-se o primeiro esportista da Venezuela a conquistar uma medalha de ouro em uma Olimpíada desde 1968. O atleta derrotou o norueguês Bartosz Piasecki por 15-10 na espada individual masculina na tarde desta quarta-feira, nos Jogos Olímpicos de Londres, e quebrou o longo jejum.  

O último medalhista de ouro do país sul-americano havia sido Francisco Rodríguez no boxe, na categoria de peso-mosca ligeiro, durante os Jogos da Cidade do México, 44 anos atrás.

“Eu mostrei que os venezuelanos têm talento. Eu não sei o que dizer, eu estou sem palavras. Eu vim aqui para conquistar o ouro e dedico ao meu país”, disse Gascon ao site oficial dos Jogos.

“Meu objetivo é alcançar meus sonhos, ser um campeão olímpico, isto é o que planejei para mim desde que era uma criança”, completou.

A final também entrou para a história, já que foi a primeira medalha dos dois países no esporte. O ouro de Gascon representou o primeiro ouro da Venezuela em Londres. No total, agora são 12 medalhas (duas de ouros, duas de prata e oito de bronze) para o país a história da Olimpíada.

A medalha de bronze ficou com o sul-coreano Jinsun Jung, que precisou da prorrogação para bater o norte-americano Seth Kelsey por 14 a 13.

UOL Cursos Online

Todos os cursos