Sasaki fica em 10º e tem melhor colocação de brasileiro na história da ginástica masculina

Do UOL, em São Paulo

  • REUTERS/Mike Blake

    Sasaki finaliza sua performance no cavalo com alças, primeiro aparelho em que se apresentou nesta 4ª

    Sasaki finaliza sua performance no cavalo com alças, primeiro aparelho em que se apresentou nesta 4ª

Em sua primeira experiência olímpica, o brasileiro Sérgio Sasaki obteve um bom resultado nos Jogos de Londres. Nesta quarta-feira, na final individual geral de ginástica artística, o jovem atleta mostrou boa regularidade e terminou na 10ª colocação, melhor posição de um brasileiro em individual geral na história das Olimpíadas. A posição só não foi ainda superior porque ele teve um baixo rendimento no solo, seu último aparelho.

COMPARAÇÃO DAS NOTAS DE SASAKI

  ELIMINATÓRIAS FINAL
SOLO 14.533 14.233
SALTO 16.200 16.100
ARGOLAS 14.633 14.233
BARRA FIXA 14.533 14.833
PARALELAS 15.200 15.200
CAVALO COM ALÇAS 14.033 14.366
TOTAL 89.132 (11º) 88.965(10º)

“Acho que é um resultado histórico, ninguém ficou entre os 10 melhores nem tinha pego final [entre os homens]. Já estou sendo vitorioso e fazendo história para o Brasil”, comemorou Sasaki em entrevista ao Sportv. “A ginástica está começando a crescer agora. É um resultado inédito, então tem que vibrar mesmo. Eu sou um vitorioso”.

Na decisão desta quarta, Sasaki somou 88,965 pontos, nota um pouco inferior aos 89,132 pontos que o haviam deixado na 11ª posição nas eliminatórias de sábado.

A queda na marca final se deveu sobretudo às apresentações ruins do brasileiro nas argolas e no solo. Ainda assim, ele melhorou no cavalo com alças e na barra fixa, manteve o índice nas paralelas e praticamente se igualou à performance de salto.

Além de ter uma apresentação sólida, de poucos erros, Sérgio Sasaki se aproveitou das falhas de alguns dos principais ginastas que estavam na prova. O israelense Alexander Shatilov, por exemplo foi mal em quase todos os aparelhos. Já o britânico Daniel Purvis foi muito mal no cavalo com alças e o alemão Fabian Hambuchen teve uma saída desastrosa no salto.

As falhas de alguns favoritos facilitaram o trabalho do japonês Kohei Uchimura. Tricampeão mundial, o asiático acrescentou a sua vasta galeria de premiações o único título que ainda não tinha: campeão olímpico individual geral.

A dobradinha japonesa só não aconteceu porque no último aparelho, Kazuhito Tanaka foi muito mal no cavalo com alças e despencou do segundo para o sexto lugar. Melhor para o alemão Marcel Nguyen, que foi evoluindo durante a competição e terminou com a prata. O bronze foi para o norte-americano Danell Leyva.

A final individual geral feminina acontece nesta quinta-feira, a partir das 12h30 (horário de Brasília). As decisões por aparelhos começam no domingo, e o brasileiro Arthur Zanetti se apresenta nas argolas na segunda-feira, às 6h.

12 PRIMEIROS COLOCADOS DA FINAL DESTA QUARTA-FEIRA

  • Reprodução/UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos