Oito atletas do badminton são desclassificadas em Londres por fazerem corpo mole

Das agências internacionais

Em Londres (Inglaterra)*

  • REUTERS/Bazuki Muhummad

    Duplas de China, Coreia do Sul e Indonésia foram advertidas por conduta antidesportiva

    Duplas de China, Coreia do Sul e Indonésia foram advertidas por conduta antidesportiva

Oito jogadoras de badminton foram desclassificadas dos Jogos Olímpicos de Londres por conduta antidesportiva. As atletas, duas da China, duas da Indonésia e quatro da Coreia do Sul, foram acusadas de terem feito corpo mole em partidas da modalidade na terça-feira.

“As duplas foram advertidas por não usarem seus melhores esforços para vencer seus jogos e por se comportarem de maneira que é claramente abusiva ou que denigre o esporte”, informou a Federação Internacional de Badminton, que inicialmente advertiu as jogadoras e depois determinou a desclassificação das oito.

O escândalo ocorreu na Wembley Arena. As chinesas Yu Yang e Wang Xiaoli disputaram a última partida da fase de grupos contra as sul-coreanas Hung Kyung-eun e Kim Ha-na, que venceram em dois sets por 21-14 e 21-11.

O público começou a desconfiar que algo estranho acontecia quando tanto as atletas da China quanto as da Coreia do Sul passaram a cometer erros de saque ou ataque. O jogo chegou a ser tão vergonhoso e as vaias das arquibancadas foram tantas que o árbitro interrompeu o primeiro set para cobrar seriedade das competidoras.

A causa do comportamento estranho em quadra seria uma suposta estratégia das chinesas, principais cabeças de chave da competição, de terminarem a fase de grupos na segunda colocação e fugir de uma dupla compatriota no mata-mata. As sul-coreanas não tinham grande interesse em perder, mas passaram a atuar de forma displicente diante da postura das rivais.

O mesmo teria ocorrido no duelo entre Greysia Polii e Meiliana Jaujhari, da Indonésia, contra Ha Jung-eun e Kim Min Jung, da Coreia do Sul, na tentativa das duplas de pegarem adversárias mais fáceis na fase seguinte.

Alguns especialistas da modalidade criticaram veementemente a conduta das jogadoras, mas lembraram que a possibilidade de corpo mole em Londres já era aventada antes mesmo de a competição começar, já que, diferentemente da maioria dos torneios, disputados inteiramente em sistema de mata-mata, a Olimpíada teve uma fase rara de grupos.

"Assim que eu soube que seria desta maneira, eu pensei: 'vai haver arranjo de resultados'. Esse foi meu primeiro pensamento, e foi exatamente isso o que aconteceu ontem", lamentou Gail Emms, ex-estrela britânica do badminton, em entrevista à BBC.

*Atualizada às 09h57

UOL Cursos Online

Todos os cursos