Seleção feminina de handebol vê fim do desprezo das potências europeias com ascensão e vitórias

José Ricardo Leite

Do UOL, em Londres (ING)

  • REUTERS/Marko Djurica

    Jogadoras da seleção brasileira de handebol comemoram a vitória sobre Montenegro em Londres (30/07/2012)

    Jogadoras da seleção brasileira de handebol comemoram a vitória sobre Montenegro em Londres (30/07/2012)

A ascensão da seleção brasileira feminina de handebol no cenário mundial e as vitórias nos Jogos Olímpicos já fazem a equipe ser vista com respeito e livre do menosprezo que era demonstrado pelas europeias.

Das 14 atletas brasileiras que estão em Londres, apenas uma atua no Brasil, e as outras todas jogam nos principais clubes e Ligas da Europa.


O esporte é dominado quase que exclusivamente por países europeus, e apenas Brasil e Coreia do Sul fazem hoje frente às principais potências. Antes, os time nacional caía sempre facilmente para rivais do Velho Continente. Agora, só nestes Jogos, já venceu Croácia e Montenegro.

Tudo isso faz com que o olhar de pouco respeito das europeias agora não exista mais. “Agora, uma equipe ou outra só ainda subestima a gente .Nós criamos um respeito que quando entramos em quadra ninguém mais entra de salto alto. Começam a temer a nossa equipe, nossas qualidades. Também sinto isso quando voltamos para clubes. Todas respeitam por ser brasileira, antes não era assim”, falou Duda.

“Com o passar dos anos a gente demonstrou pra elas que é capaz”, falou Alexandra. “Agora estamos mantendo boa regularidade. Estão olhando pra nós com respeito”, endossou Deonise.

Em suas únicas três participações olímpicas anteriores, as brasileiras conseguiram no máximo um sétimo lugar, em 2004. Se vencerem o Reino Unido nesta terça, às 16h15 (horário de Brasília, já estarão nas quartas de final.

 

“Uma vez o técnico da Rússia falou: para jogar contra o Brasil, não faço nem vídeo. Agora não é mais o caso. Se preparam para jogar contra a gente”, falou a capitã Daniela Piedade.

Apesar da força das europeias nesse esporte, o Reino Unido não está entre as potências do continente. Caso vença as donas da casa, o Brasil muito provavelmente disputará a primeira colocação do grupo com a Rússia, em jogo marcado para a sexta. Somente essas duas equipes venceram seus dois jogos na chave.

No domingo, o Brasil encerra sua participação na primeira fase em duelo contra Angola, que tem pouca tradição. As quatro primeiras colocadas avançam às quartas de final.

UOL Cursos Online

Todos os cursos