Após debate sobre segurança, Pistorius é liberado para correr em qualquer posição no 4 x 400 m

Do UOL, em São Paulo

  • REUTERS/David Gray

    No Mundial de atletismo, Pistorius foi obrigado a correr na primeira posição por questões de segurança

    No Mundial de atletismo, Pistorius foi obrigado a correr na primeira posição por questões de segurança

O sul-africano Oscar Pistorius foi liberado pela Iaaf para competir em qualquer posição no revezamento 4 x 400 m em Londres-2012. Duplo amputado, o atleta usa lâminas de carbono nos pés, fato que levantou questões sobre a segurança dos demais competidores durante a passagem do bastão na prova.

Após uma reunião na última terça-feira, entretanto, o presidente da Iaaf Lamine Diack liberou o atleta para correr onde quiser. “Se os sul-africanos quiserem colocá-lo para correr na segunda posição, ele pode correr. Não há problema algum para nós”, disse o dirigente, que no Mundial obrigou Pistorius a correr em primeiro no revezamento.

Nesta quarta, o sul-africano afirmou que houve um exagero nas preocupações de segurança por conta de suas próteses. “Eu tenho corrido revezamentos desde 2004 e nunca houve um único incidente”, afirmou durante entrevista coletiva. “Eu competi no Campeonato Africano algumas semanas atrás e não houve qualquer incidente ou razão que me evitasse de correr”.

Segundo o atleta amputado, largar em primeiro é prejudicial para a equipe, porque a largada com as próteses é mais lenta. “Eu acho que segundo ou terceiro faz mais sentido para mim. Na largada, com as próteses, eu sou muito lento. Em uma posição de corrida eu serei muito mais útil à equipe”.

UOL Cursos Online

Todos os cursos