Zara Phillips conquista no hipismo 1ª medalha da família real britânica em Olimpíadas

Do UOL, em São Paulo*

  • REUTERS/Eddie Keogh

    Zara Phillips, filha da princesa britânica Anne, se apresenta na final do CCE por equipes em Londres

    Zara Phillips, filha da princesa britânica Anne, se apresenta na final do CCE por equipes em Londres

A amazona Zara Phillips entrou para a história nesta terça-feira ao tornar-se a primeira integrante da família real britânica a conquistar uma medalha olímpica A façanha veio na prova por equipes de CCE (Conjunto Completo de Equitação) dos Jogos de Londres, em que o Reino Unido perdeu 138,20 pontos e ficou com a prata. Alemanha (133,70) e Nova Zelândia (144,40) levaram ouro e bronze, respectivamente.

FAMÍLIA REAL EM PESO

  • AFP PHOTO / CARL COURT

    Os príncipes William (e) e Harry e a duquesa de Cambridge, Kate Middleton, acompanharam de perto nesta terça-feira o desempenho de Zara Phillips. A princesa Anne, mãe de Zara, e Camilla Parker Bowles, segunda mulher do príncipe Charles, também assistiram à prova de hipismo

Em um time com quatro mulheres e apenas um homem, Zara foi a terceira da equipe britânica com melhor desempenho nas etapas de adestramento, cross country e saltos, perdendo apenas 53,10 pontos. Ela ainda avançou à final individual, mas terminou na oitava colocação. O alemão Michael Jung, a sueca Sara Algotsson e a também alemã Sandra Auffarth subiram ao pódio.

O pai de Zara, Mark Phillips, também já conquistou uma medalha olímpica, um ouro em Munique-1972, mas na época ainda não era membro da família real. Mark casou-se com a princesa Anne apenas no ano seguinte, em 1973, mas já estão separados.

Anne, por sua vez, é filha da Rainha Elizabeth II e, até a participação de Zara em Londres, era a única integrante da família real a disputar uma Olimpíada, em Montreal-1976. Apesar do sucesso com amazona, porém, não conquistou uma medalha nos Jogos.

Ainda na prova de CCE por equipes, o Brasil terminou na nona colocação com 295,20 pontos, e nenhum dos representantes do país (Guega, Marcio Jorge, Marcelo Tosi e Ruy Fonseca) conseguiu avançar à final individual.

*Atualizada às 11h42

Celebridades na torcida em Londres
Celebridades na torcida em Londres

UOL Cursos Online

Todos os cursos