EUA lideram final por equipes de ponta a ponta e reconquistam ouro na ginástica após 16 anos

Do UOL, em São Paulo

  • REUTERS/Brian Snyder

    Norte-americana Jordyn Wieber crava sua saída no salto durante final feminina por equipes da ginástica

    Norte-americana Jordyn Wieber crava sua saída no salto durante final feminina por equipes da ginástica

Os Estados Unidos voltaram ao lugar mais alto do pódio na ginástica artística feminina por equipes. Nesta terça-feira, o quinteto formado por Jordyn Wieber, Aly Raisman, Gaby Douglas, Kyla Ross e McKayla Maroney venceu a final de ponta a ponta e retomou a medalha de ouro após 16 anos. A última conquista do time norte-americano havia sido em Atlanta-1996.

RESULTADO DA FINAL FEMININA POR EQUIPES

1-EUA - 183,596 pontos

2-Rússia - 178,530

3-Romênia - 176,414

4-China - 174,430

5-Canadá - 170,804

6-Reino Unido - 170,495

7-Itália - 167,930

8-Japão - 166,646

Para encerrarem o jejum, as americanas, bastante incentivadas pela torcida na Arena Greenwich, tiveram performance praticamente perfeita, assim como já haviam feito nas eliminatórias do último domingo, somaram 183,596 pontos e ainda contaram com erros sucessivos e apresentações medianas de suas principais rivais.

O forte time russo, por exemplo, viu suas ginastas comprometerem a nota final com falhas em dois aparelhos. Aliya Mustafina não mostrou seu conhecido talento na trave, Victoria Komova teve uma aterrisagem desastrosa também na trave e Anastasia Grishina e Ksenia Afanaseva sofreram quedas no solo. Ainda assim, a equipe europeia conseguiu somar 178,530 pontos e ficar com a medalha de prata.

O bronze caiu no colo da Romênia. Apesar da inconstância de suas três atletas mais jovens - Diana Bulimar, Diana Chelaru e Larisa Iordache -, o tradicional time europeu, que contou com as veteranas Sandra Izbasa e Catalina Ponor em ótima forma, aproveitou-se da apresentação desastrosa do time chinês no solo. Campeã há quatro anos em casa, a China, com um time novo e sem grandes destaques, foi bem em três aparelhos, mas teve uma nota péssima na prova de solo e teve de se contentar apenas com a quarta colocação.

Apesar da torcida anfitriã, o Reino Unido, terminou somente em sexto lugar, atrás ainda da ascendente seleção do Canadá. Itália e Japão completaram a final. O Brasil não disputou a decisão.

PARA RODRIGO CARON, "EUA CONQUISTARAM VITÓRIA DE FORMA SEGURA"

UOL Cursos Online

Todos os cursos