Sob olhar dos príncipes, Reino Unido ganha medalha histórica na ginástica após decisão polêmica
Do UOL, em São Paulo
-
REUTERS/Mike Blake
Membros da família real viram Reino Unido perder medalha de prata após polêmica revisão das notas
Os príncipes Willian e Harry estiveram na final por equipes da ginástica masculina e não se decepcionaram: os membros da família real presenciaram a primeira medalha olímpica do Reino Unido em cem anos, nesta segunda-feira, em Londres. Um dos maiores ginastas do planeta na atualidade, Kohei Uchimura errou na última rotina, o que permitiu a medalha dos anfitriões.
A confirmação da primeira medalha por equipes na ginástica artística britânica em um século demorou um pouco mais que o normal. Os japoneses pediram a revisão da rotina de Uchimura no cavalo, depois de o ginasta receber uma nota baixa após erro na saída do aparelho.
A revisão “roubou” a medalha de prata britânica, relegando os anfitriões ao terceiro posto. A China ficou em primeiro e os japoneses em segundo. A Ucrânia foi a maior prejudicada com a revisão, visto que estava em terceiro lugar e acabou sem medalhas após a mudança dos juízes.
Curiosamente, a última medalha do time britânico veio nos Jogos de Estocolmo, em 1912. Na ocasião, os time também conquistou uma medalha de bronze. A equipe destes Jogos é formada por Louis Smith, Max Whitlock, Daniel Purvis, Sam Oldham e Kristian Thomas.
Após o anúncio da mudança nas notas, a vaia no ginásio intensa. Ao final, os chineses terminaram com uma pontuação de 275.997, enquanto o time japonês teve seu placar corrigido para 271.952. O Reino Unido terminou com 271.711, contra 271.526 do quarto colocado, a Ucrânia.