Sob olhar dos príncipes, Reino Unido ganha medalha histórica na ginástica após decisão polêmica

Do UOL, em São Paulo

  • REUTERS/Mike Blake

    Membros da família real viram Reino Unido perder medalha de prata após polêmica revisão das notas

    Membros da família real viram Reino Unido perder medalha de prata após polêmica revisão das notas

Os príncipes Willian e Harry estiveram na final por equipes da ginástica masculina e não se decepcionaram: os membros da família real presenciaram a primeira medalha olímpica do Reino Unido em cem anos, nesta segunda-feira, em Londres. Um dos maiores ginastas do planeta na atualidade, Kohei Uchimura errou na última rotina, o que permitiu a medalha dos anfitriões.

A confirmação da primeira medalha por equipes na ginástica artística britânica em um século demorou um pouco mais que o normal. Os japoneses pediram a revisão da rotina de Uchimura no cavalo, depois de o ginasta receber uma nota baixa após erro na saída do aparelho.

A revisão “roubou” a medalha de prata britânica, relegando os anfitriões ao terceiro posto. A China ficou em primeiro e os japoneses em segundo. A Ucrânia foi a maior prejudicada com a revisão, visto que estava em terceiro lugar e acabou sem medalhas após a mudança dos juízes.

Curiosamente, a última medalha do time britânico veio nos Jogos de Estocolmo, em 1912. Na ocasião, os time também conquistou uma medalha de bronze. A equipe destes Jogos é formada por Louis Smith, Max Whitlock, Daniel Purvis, Sam Oldham e Kristian Thomas.

Após o anúncio da mudança nas notas, a vaia no ginásio intensa. Ao final, os chineses terminaram com uma pontuação de 275.997, enquanto o time japonês teve seu placar corrigido para 271.952. O Reino Unido terminou com 271.711, contra 271.526 do quarto colocado, a Ucrânia.

UOL Cursos Online

Todos os cursos