Destaque de Belarus sofreu no Corinthians por culpa de agente e teve vereador como olheiro

Carlos Padeiro

Do UOL, em Manchester (Inglaterra)

  • REUTERS/Andrea Comas

    Renan Bressan, de Tubarão (SC), marcou um gol contra o Brasil e foi o destaque de Belarus

    Renan Bressan, de Tubarão (SC), marcou um gol contra o Brasil e foi o destaque de Belarus

Camisa 10 e principal jogador de Belarus durante o duelo com o Brasil, nos Jogos Olímpicos, o meia-atacante Renan Bressan é um catarinense de Tubarão naturalizado. Antes de partir para o leste europeu, o atleta de 23 anos tentou a sorte em clubes brasileiros, como o Corinthians, porém não deu certo.

Autor do gol dos bielorrussos na derrota para a equipe de Mano Menezes por 3 a 1, na cidade de Manchester, Renan concedeu entrevista em russo para um jornalista do seu atual país e em português para os brasileiros, na saída do estádio Old Trafford.

Contou histórias curiosas, como sua frustrante passagem pelo Parque São Jorge. “Acho que foi em 2006. Eu estava quase certo com o Atlético-PR, aí um empresário veio com uma proposta do Corinthians. Era só assinar o contrato, fui para lá e fiquei uns três dias no alojamento, mas foi uma roubada. O empresário mentiu pra caramba”, contou.

A transferência para o ex-país da União Soviética, pouco conhecido no cenário internacional do futebol, ocorreu graças à intermediação de um vereador da cidade de Tubarão.

“Esse vereador, que eu não lembro mais o nome, me apresentou para um olheiro russo que falava português. Foram 15 minutos numa peneira, o suficiente para o cara se apaixonar pelo meu futebol. Ele me disse que eu tinha tudo para jogar no leste europeu.”

Renan revelou ainda como foi a sua adaptação a Belarus, onde vive há cinco anos e atualmente defende o Bate Borisov. “Não sei nem explicar como me adaptei. Nunca tive tradutor, mas botei na cabeça que eu tinha de aprender a língua deles de qualquer jeito. Lá faz muito frio e o pessoal é fechado.”

A última curiosidade está no fato de Renan ter marcado um gol de cabeça contra a seleção do seu país de origem. “É até engraçado porque eu não sou de fazer gol de cabeça. Tenho receio, uma vez sofri uma pancada na cabeça e ficou um coágulo, quase tive de parar com o futebol.”

UOL Cursos Online

Todos os cursos