Cingapura dará prêmio de R$ 1,6 milhão para cada medalhista de ouro; EUA pagarão R$ 50 mil

Das agências internacionais, em Londres (Inglaterra)

  • AFP PHOTO / EMMANUEL DUNAND

    Norte-americano Ryan Lochte conquistou o ouro nos 400 m medley e levará R$ 50 mil

    Norte-americano Ryan Lochte conquistou o ouro nos 400 m medley e levará R$ 50 mil

Conquistar uma medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Londres pode fazer um atleta entrar para a história do esporte, mas também ser uma fonte de renda a mais. Todos os países envolvidos na competição oferecem prêmios para os atletas que subirem no lugar mais alto do pódio.

Cingapura é um país sem grande relevância no cenário olímpico, tanto que nunca conquistou uma medalha de ouro. Ainda assim, os 23 atletas cingapurianos podem levar um prêmio de um milhão de dólares cingapurianos (US$ 800 mil ou cerca de R$1,6 milhão) por um ouro.

Os Estados Unidos, que devem brigar com a China pelo primeiro lugar no quadro de medalhas, pagarão US$ 25 mil dólares (cerca de R$ 50 mil) a medalhistas de ouro, enquanto os australianos receberão US$ 20,9 mil (aproximadamente R$ 42,4 mil) e estamparão um selo postal, além de retornar para casa em um avião melhor.

A Rússia prometeu US$ 135 mil (R$ 274 mil) por cada medalha dourada, enquanto os italianos que subirem ao lugar mais alto do pódio devem levar US$ 182 mil (cerca de R$ 369,4 mil).

Brasileiros em Londres - dia 3
Brasileiros em Londres - dia 3

As medalhas de ouro nos Jogos de Londres são feitas basicamente de prata com uma fina camada de ouro e algum cobre e valem 706 dólares atualmente, de acordo com o Conselho Mundial do Ouro.

Na verdade, pela primeira vez a quantidade de prata nas medalhas vale mais que o ouro. Embora nem tudo que reluza seja ouro, conquistar tal medalha pode dar aos atletas o toque de Midas com patrocinadores, ou, para alguns medalhistas, oferecer um valor de revenda atraente.

Peter Carlisle, diretor-gerente de Olimpíada e Esportes de Ação da consultoria esportiva Octagon, disse que o valor de mercado de uma medalha de ouro varia de esporte para esporte e país para país, mas pode se traduzir em patrocínios no valor de milhões de dólares.
Natação, atletismo e ginástica são os que atraem mais interesse de patrocinadores.

"Os atletas britânicos que conquistarem o ouro em Londres podem esperar salários de sete dígitos nos quatro anos até a Olimpíada do Rio em 2016", afirmou Carlisle à Reuters.

"Mas realmente tem que ser uma medalha de ouro, não prata ou bronze, para ter esse impacto de marketing, a menos que o atleta seja um caso excepcional".

UOL Cursos Online

Todos os cursos