Vôlei feminino sofre com apagões e complica jogo fácil, mas bate Turquia na estreia

Gustavo Franceschini

Do UOL, em Londres (Inglaterra)

  • REUTERS/Ivan Alvarado

    Jogadoras brasileiras comemoram ponto na vitória contra a Turquia, na estreia em Londres

    Jogadoras brasileiras comemoram ponto na vitória contra a Turquia, na estreia em Londres

O Brasil ameaçou complicar um jogo que parecia fácil, mas reagiu a tempo de vencer a Turquia em sua estreia nos Jogos Olímpicos. Com os mesmos apagões que apresentou durante o Grand Prix, a seleção precisou do tie-break para vencer por 3 sets a 2 (25-18, 23-25, 25-19, 25-27 e 15-12).

"Foi o primeiro jogo, nossa estreia, com a Turquia jogando bem. Mas ganhar na estreia é bom, seja o placar que for, para ganhar confiança", disse Thaisa.

A seleção comandada por José Roberto Guimarães está no grupo mais difícil da Olimpíada, ao lado de EUA, China, Sérvia e Coreia do Sul. Como classificam-se apenas quatro para a fase seguinte, a vitória contra a Turquia era importante dentro da competição. Com o fim da primeira rodada, a equipe é a terceira do grupo, atrás da China e EUA pelos critérios de desempate.

Só que o cenário poderia ter sido bem diferente. Zé Roberto entrou em quadra com Fernandinha, Fabiana, Thaisa, Jaqueline, Paula Pequeno, Sheilla e Fabi de líbero. No primeiro set, a equipe não teve trabalho e fechou por 25 a 18, mas já de cara deu mostras de continuaria cometendo os mesmos erros vistos no Grand Prix.

OPINIÃO: JUCA KFOURI

Campeãs olímpicas de vôlei dão susto. Sustaço!

A derrota na primeira parcial acordou a Turquia, que influou sua torcida presente no ginásio para fazer 25 a 23 nas brasileiras, que pareciam nervosas em quadra. No terceiro set, a sensação ficou ainda mais concreta pelo início ruim do time.

A Turquia chegou a abrir 9 a 6 de vantagem quando Paula Pequeno errou uma recepção fácil. Incomodado, Zé Roberto mexeu na equipe e colocou Fernanda Garay em quadra. Mesmo sem ser brilhante, ela mudou o jogo. Em poucos minutos, a seleção já vencia por 17 a 14 e fechou sem problemas em 25 a 19.

"Ela entrou bem", resumiu José Roberto, que não quis falar em uma possível mudança no time titular. "Não é hora para isso. Vamos ter calma", completou. 

Nesse ritmo, o Brasil parecia que levaria com folga o quarto set. Com a Turquia abalada pela reação verde-amarela e cometendo erros bobos, Fernandinha não tinha trabalho até chegar ao 22º ponto, quando foi a vez da seleção perder o controle e ceder o empate em 23 a 23. Na hora decisiva, novos vacilos e a derrota parcial por 27 a 25, que levou a partida ao tie-break.

No quinto e derradeiro set, o Brasil finalmente conseguiu ser mais constante, aproveitou falhas pontuais da Turquia e fechou o jogo até com certa folga, por 15 a 12. Agora a seleção volta à quadra na próxima segunda, no jogo mais difícil da chave, contra norte-americanas, favoritas ao ouro olímpico. 

  • Reprodução

UOL Cursos Online

Todos os cursos