Polonesa supera deficiência física e, sem a mão direita, avança no tênis de mesa em Londres

Do UOL, em São Paulo

  • REUTERS/Grigory Dukor

    Mesa-tenista polonesa Natalia Partyka comemora ponto na partida contra a dinamarquesa Mie Skov

    Mesa-tenista polonesa Natalia Partyka comemora ponto na partida contra a dinamarquesa Mie Skov

A mesa-tenista polonesa Natalia Partyka deu uma grande mostra de superação no primeiro dia de disputas do tênis de mesa dos Jogos Olímpicos de Londres. A jogadora não tem a mão e parte do braço direito, mas nada que atrapalhasse na vitória de virada sobre a dinamarquesa Mie Skov.

A polonesa, de apenas 23 anos, deu um show de superação no Complexo Excel e chamou a atenção do público ao derrotar Skov por 4 sets a 3 (5/11, 11/3, 12/10, 8/11, 9/11, 11/7 e 11/9), em 50 minutos, mostrando que pode jogar de igual para igual com adversárias sem deficiência.

Agora, Partyka terá pela frente a holandesa Jie Li neste domingo, pela terceira rodada do tênis de mesa feminino simples dos Jogos de Londres.

Partyka foi medalhista de ouro e prata por equipes nas Paralimpíadas de Atenas, em 2004, além de ganhar o ouro também em Pequim, quatro anos mais tarde, quando surpreendeu o mundo ao disputar os Jogos Olímpicos por equipes.

A história da jogadora em competições de alto nível, no entanto, começou ainda em Sidney, em 2000, quando competiu na Paralimpíada com apenas 11 anos.

UOL Cursos Online

Todos os cursos