Bellucci e Sá dão trabalho aos irmãos Bryan, mas perdem e estão fora dos Jogos Olímpicos

Do UOL, em São Paulo

  • REUTERS/Sergio Moraes

    Irmãos Mike e Bob Bryan vibram após vitória sobre Thomaz Bellucci e André Sá

    Irmãos Mike e Bob Bryan vibram após vitória sobre Thomaz Bellucci e André Sá

Não foi o passeio que os mais pessimistas poderiam prever, mas não deu para Thomaz Bellucci e André Sá na estreia do tênis dos Jogos Olímpicos. A dupla brasileira perdeu neste sábado para os norte-americanos Mike e Bob Bryan por 2 sets a 1, com parciais de 7/6 (7-5), 6/7 (5-7) e 6/4 em duas horas e 14 minutos, e está fora da Olimpíada.

"Foi um bom jogo, apesar de termos perdido. Eu e o André jogamos muito bem, só que nos momentos decisivos, eles foram um pouco melhores. Foi um jogo equilibrado do começo ao fim. Jogamos de igual para igual e por pouco não surpreendemos", afirmou Bellucci, após o término da partida.

Um pouco mais cedo, Marcelo Melo e Bruno Soares não tomaram conhecimento de John Isner e Andy Roddick e venceram por 2 sets a 0, com parciais de 6/2 e 6/4 em apenas 50 minutos.

BRASIL VENCEU A PRIMEIRA CONTRA OS ESTADOS UNIDOS

Os brasileiros Marcelo Melo e Bruno Soares avançaram à segunda fase do torneio de duplas da Olimpíada de Londres. Neste sábado, a dupla não tomou conhecimento dos norte-americanos John Isner e Andy Roddick e venceram por 2 sets a 0, com parciais de 6/2 e 6/4 em apenas 50 minutos.

Principais cabeças de chave do torneio, os irmãos Bryan entraram na condição de francos favoritos. Juntos, os duplistas dos Estados Unidos somam 78 títulos ao longo de suas carreiras. Já Bellucci e Sá atuaram lado a lado na grama apenas uma vez (Queen’s-2011) e participaram dos Jogos de Londres como convidados.

Dentro de quadra, os irmãos Bryan converteram com tranquilidade todos seus saques no primeiro set. A dupla brasileira, por outro lado, suou para manter seus seis serviços na parcial, mas, com golpes precisos, não deixou que os norte-americanos abrissem vantagem.

A disputa foi para o tie break e Bellucci e Sá conseguiram abrir 5 a 2 de vantagem. Mas os brasileiros sumiram em quadra a partir de então e deixaram que os rivais se recuperassem. Mike e Bob Bryan viraram o placar para 7 a 5, fechando o set inicial em 7/6.

O equilíbrio se manteve na segunda parcial, mas o serviço dos norte-americanos seguiu inapelável. Bellucci e Sá cresceram em quadra e também não sofreram ameaças em seus saques.

Novamente a decisão foi para o tie break. Assim como no desempate anterior, o Brasil abriu boa vantagem e chegou a estar vencendo por 6 a 3. Desta vez, porém, não teve espaço para reação dos irmãos Bryan e a dupla brasileira venceu por 7 a 5, empatando o jogo.

O terceiro seguiu o mesmo roteiro, mas a superioridade da dupla dos Estados Unidos prevaleceu no fim. Com uma quebra no oitavo game, Mike e Bob Bryan conquistaram a vantagem necessária para vencer. Foi só confirmar o saque seguinte para fechar o duelo em 6/4.

"O fato de ter jogado dupla hoje pode ter me ajudado a tirar um pouco o nervosismo e a ansiedade de uma estreia. Sei que vai ser um jogo difícil contra o Tsonga, que é um jogador experiente e que joga muito bem na grama. Então, é entrar focado desde o início da partida e fazer o meu melhor", acredita Bellucci.

Bellucci volta suas atenções agora para o torneio de simples da Olimpíada. Neste domingo, o brasileiro, 40º colocado no ranking mundial, enfrenta o francês Jo-Wilfried Tsonga, sexto no ranking da ATP.

UOL Cursos Online

Todos os cursos