Seleção feminina fica sem uniforme novo na Olimpíada; Nike diz que faz parte do contrato

Carlos Padeiro*

Do UOL, em Cardiff (País de Gales)

  • REUTERS/Francois Lenoir

    Seleção feminina não recebeu o modelo de 2012 da camisa, utilizado pelos homens desde fevereiro

    Seleção feminina não recebeu o modelo de 2012 da camisa, utilizado pelos homens desde fevereiro

A seleção brasileira feminina de futebol não recebeu da Nike um novo uniforme. Dessa forma, Marta e as demais jogadoras têm atuado com o modelo antigo da camisa, similar ao do time masculino em 2011. Foi assim nos amistosos preparatórios para a Olimpíada e na estreia contra Camarões – goleada por 5 a 0 na última quarta-feira, em Cardiff (País de Gales).

Segundo o diretor de comunicação da Nike na América Latina, Mario Andrada, o contrato com a CBF determina que o uniforme da equipe feminina seja renovado a cada dois anos, por isso não foram confeccionadas as camisas novas. Para os homens, a troca acontece anualmente. 

Na versão da CBF, é normal os uniformes para a equipe feminina serem entregues com atraso em relação ao masculino. A camisa utilizada pelas mulheres é a amarela com uma faixa verde no peito, o modelo de 2011 para os homens. O desenho recebeu críticas justamente por inovar com a faixa no peito.

E não é só na seleção que a multinacional norte-americana deixou de confeccionar um modelo de uniforme. Desde que passou a ser patrocinado pelo Nike, o Santos não tem mais a sua tradicional camisa listrada. Por isso, quando atua fora de casa contra times brancos, o Peixe é obrigado a vestir o azul, um uniforme 3 comemorativo.

Andrada explicou que essa foi uma exigência do próprio Santos, para aproveitar o sucesso de vendas da camisa azul até setembro, quando será lançada a roupa listrada.

*Atualizado às 13h15

UOL Cursos Online

Todos os cursos