Saltadora grega é expulsa dos Jogos por fazer comentário racista no Twitter; técnico reclama

Do UOL, em São Paulo

  • Matt Dunham/AP Photo

    Voula Papachristou, atleta grega do salto triplo, foi expulsa da delegação que vai a Londres

    Voula Papachristou, atleta grega do salto triplo, foi expulsa da delegação que vai a Londres

O Comitê Olímpico da Grécia decidiu expulsar uma atleta de sua delegação que vai a Londres por conta de um comentário racista feito por ela em seu perfil no Twitter. Voula Paraskevi Papachristou, do salto triplo, fez um comentário ofensivo aos africanos no microblog e foi retirada do elenco grego “por falta de espírito olímpico”.

Papachristou, que ainda está em seu país natal, reclamou da presença de cidadãos oriundos do continente africano em sua terra no microblog. “Com tantos africanos na Grécia... os mosquitos que vêm do oeste do (rio) Nilo pelo menos vão comer comida caseira”, afirmou a saltadora, em referência a mosquitos transmissores de doenças vindos da região.

O chefe da delegação olímpica da Grécia, Isidoros Kouvelos, explicou que a atleta foi cortada do elenco e não irá mais representar o seu país na disputa de salto triplo nos Jogos Olímpicos de Londres-2012. “Ela não mostrou nenhum respeito por um valor olímpico básico e infelizmente está fora (da Olimpíada)”, confirmou o dirigente, em entrevista à SkaiTV. “Ela cometeu um erro, e nós pagamos pelos nossos erros ainda em vida”, sentenciou.

O técnico da atleta, George Pomaski, reclamou bastante da decisão do Comitê. "Isto foi demais. A penalidade não deveria ter sido tão dura. Afinal, ela já pediu desculpas pelo comentário", falou o treinador. "Ela está desesperada. Esta situação é decepcionante não apenas para ela, mas para toda a família dela, para mim e para todos os envolvidos com a equipe grega", completou. 

Ao ser informada do corte, a atleta de 23 anos emitiu um comunicado pedindo desculpas pelo que considerou “uma brincadeira sem graça”. “Estou muito envergonhada pelo comentário irresponsável que fiz, pois nunca quis ofender a ninguém ou infringir direitos humanos”, afirmou Papachristou, em sua página no Facebook. “Meu sonho é ligado aos Jogos Olímpicos, e não posso participar se não respeitar esses valores. Nunca acreditei em discriminação entre humanos e suas raças”, afirmou.

O pedido de desculpas, no entanto, não surtiu efeito. O partido esquerdista que governa a capital Atenas emitiu um comunicado vetando a continuação dela na delegação grega. "Ela pode fazer quantas piadas quiser nas redes sociais enquanto ela assistir aos Jogos Olímpicos pela televisão. Mas ela com certeza não poderá representar a Grécia nos Jogos de Londres-2012", afirmou.

Papachristou era uma dentre os 105 atletas gregos que disputarão a Olimpíada de Londres em 16 esportes. No início da carreira, ela era considerada uma promessa nacional. No entanto, não vem de bons resultados recentes, como o 11º lugar no último campeonato europeu.

* Atualizada às 12h50

UOL Cursos Online

Todos os cursos