Ícone fashion do tênis, Serena simboliza quebra de "ditadura do branco" em Wimbledon

Bruno Freitas

Do UOL, em Londres (ING)

  • Arte UOL

    Serena Williams em momentos fashion na final de Wimbledon e já em Londres, para a Olimpíada

    Serena Williams em momentos fashion na final de Wimbledon e já em Londres, para a Olimpíada

Poucas coisas caracterizam tanto Wimbledon como o branco dos trajes dos tenistas que disputam o centenário Grand Slam de tênis abrigado em Londres. No entanto, a tradição da cor experimenta uma leve quebra de conduta ao receber a edição deste ano dos Jogos Olímpicos a partir do próximo final de semana, em uma transgressão consentida e simbolizada no ícone fashion deste esporte, a norte-americana Serena Williams.

PARA BELLUCCI, OLIMPÍADA NA GRAMA É "FEDERER CONTRA O RESTO"

  • Motivado por bons resultados no circuito profissional nas últimas semanas, o brasileiro Thomaz Bellucci chega a Londres para os Jogos Olímpicos em seu melhor momento no ano e diz confiar num bom resultado.

    Na grama de Wimbledon, o único representante do país na chave de simples diz, no entanto, que a competição tem uma característica peculiar, com o favoritismo escancarado do suíço Roger Federer.

    "Ele é o favorito, o número 1 do mundo, mais forte ainda em torneios na grama. O resto tem que correr por fora. Ele é bem favorito", afirmou Bellucci.

Pela primeira vez em muito tempo, os tenistas de todo mundo poderão ingressar nas quadras de grama de Wimbledon sem a "recomendação" de usar trajes predominantemente brancos, em uma norma que não existe oficialmente em livro de regras, mas que todo o universo deste esporte conhece (ou quase todo mundo). Na última edição do Grand Slam inglês, por exemplo, a bielorrussa Victoria Azarenka, atual número 1 do mundo, teve que voltar aos vestiários para se trocar após começar o aquecimento vestindo uma camiseta amarela.

Serena Williams é conhecida pela inclinação fashion em quadra, em desfile colorido que já foi do roxo ao verde limão, sem contar os decotes ousados. A tenista norte-americana também já arriscou com um traje de corpo inteiro todo preto e uma minissaia jeans.

Em Wimbledon na Olimpíada, Serena não poderá dar vazão a toda sua criatividade estética, em razão do uso do uniforme da equipe dos EUA, nas cores azul, vermelho e branco. Mesmo assim, a atual campeã da grama de Wimbledon diz apreciar a transgressão.

"É diferente [sobre a tradição dos trajes], o torneio está aberto a mudanças. Mas isso não é Wimbledon, é Olimpíada. Mas o fato é que estou animada de estar aqui, de disputar a Olimpíada pelos EUA", afirmou Serena, atualmente na quarta colocação do ranking da WTA.

Serena Williams tem cinco títulos em Wimbledon (2002, 2003, 2009, 2010 e 2012) e chega aos Jogos de Olímpicos embalada pelo recente triunfo na famosa grama londrina [venceu a polonesa Agnieszka Radwanska na última final].

"Tenho a felicidade de ir bem em Grand Slams e agora tenho a oportunidade de ganhar uma medalha de ouro, é uma honra. Mas já encaro cada torneio desfrutando da minha medalha", afirmou a tenista norte-americana, que busca seu primeiro ouro em simples [já ganhou duas vezes em duplas, ao lado da irmã Venus]. 

Serena Williams
Serena Williams

UOL Cursos Online

Todos os cursos