COI admite seguir Fifa, e Morumbi pode ser substituído por Itaquerão em 2016, diz jornal

Do UOL, em São Paulo

  • Arquivo/Folhapress

    Depois de ficar fora da Copa do Mundo, Morumbi deve ser trocado por Itaquerão em 2016

    Depois de ficar fora da Copa do Mundo, Morumbi deve ser trocado por Itaquerão em 2016

Quando o Brasil ganhou o direito de sediar a Copa do Mundo de 2014, os são-paulinos já visualizavam o Morumbi como um dos grandes palcos para o evento. Após o ‘não’ da Fifa e a construção do Itaquerão, o estádio do São Paulo deve perder também o direito de sediar os Jogos Olímpicos de 2016.

À época da confirmação dos Jogos, o São Paulo parabenizou o Rio de Janeiro e garantiu, em nota oficial, que havia um acordo com o Comitê Olímpico Internacional (COI) para que o Morumbi recebesse o futebol olímpico masculino e feminino.

Segundo o jornal Estado de São Paulo, o COI admitiu que poderá aproveitar as mesmas instalações utilizadas pela Fifa no Mundial. Assim, o novo estádio do Corinthians, sede da abertura em 2014, seria um dos locais esportivos em 2016.

“Por hoje, o Morumbi é o estádio que seria usado. Mas sabemos que a situação poderá levar a uma mudança”, disse Gilbert Felli, diretor de eventos do COI. “Vamos no estádio que a Fifa usar. O importante é que a cidade de São Paulo esteja no torneio”, prosseguiu.

Vale lembrar que as Olimpíadas de 2016 serão disputadas no Rio de Janeiro, mas é comum que outras cidades sejam utilizadas como sub-sede, principalmente no futebol olímpico.

O plano do São Paulo de ver o Morumbi como sede do Mundial foi abaixo em 2010, quando a Fifa alegou falta de garantias financeiras por parte do clube paulista.

Por conta do veto, iniciou-se uma corrida contra o tempo para manter a capital paulista como sede do Mundial, imbróglio que foi resolvido com a construção - ainda em andamento - do estádio do Corinthians no bairro de Itaquera.

Nesta quarta-feira, o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman, tem reunião marcada com o COI para apresentação do que já foi feito para a realização dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

UOL Cursos Online

Todos os cursos