Ouro em Londres pode determinar escolha de Marta, Wambach ou Sawa como melhor do ano

Das agências internacionais, em Londres

  • Flávio Florido/Folhapress

    Marta morde a medalha de prata conquistada no futebol nos Jogos Olímpicos de Atenas-2004

    Marta morde a medalha de prata conquistada no futebol nos Jogos Olímpicos de Atenas-2004

A escolha da melhor jogadora do mundo em 2012 será apenas em janeiro, mas os Jogos Olímpicos podem determinar a vencedora. A brasileira Marta, a norte-americana Abby Wambach e a japonesa Homare Sawa aparecem como as principais candidatas ao título, mas tudo vai depender do desempenho em Londres.

Marta ganhou cinco edições seguidas do prêmio, de 2006 a 2010, mas perdeu a última disputa. Sawa quebrou a hegemonia, graças ao título do Japão na Copa do Mundo em 2011, deixando a brasileira e Wambach para trás na disputa.

Para retomar o domínio, Marta precisa de um feito ainda maior: a conquista da inédita medalha de ouro em Londres. A jogadora tem pratas, em Atenas-2004 e Pequim-2008.

"É um sonho que venho buscando há muito tempo. Já tenho duas medalhas de prata, agora, é a oportunidade de reverter essas duas finais perdidas. É um momento de trabalho e dedicação, e espero que o time, se chegar à final, tenha aprendido a lição", disse a brasileira.

Aos 34 anos, Sawa também busca uma conquista inédita. O Japão vem de sua melhor colocação nos Jogos, um quarto lugar em 2008, e a atleta tenta, além do título, recuperar a sua condição física, depois de quatro meses afastada por lesão. "Quero conquistar um grande resultado em Londres para compensar a minha ausência."

Wambach é a única campeã olímpica do trio, com o ouro em Atenas-2004. Em Pequim, a jogadora ficou fora por causa de lesão. "Ganhar a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos é o máximo. Vamos lutar até o fim para conseguir esse feito."

Desde a inclusão do futebol feminino no programa olímpico, em 1996, os EUA venceram três vezes e perderam a final de Sydney-2000 para a Noruega. O torneio abre o calendário em Londres, já nesta quarta-feira: a estreia do Brasil será contra Camarões, às 14h45, com acompanhamento ao vivo do Placar UOL Olimpíadas.

UOL Cursos Online

Todos os cursos