Muhammad Ali pode participar de cerimônia de abertura de Londres-2012

Do UOL, em São Paulo

  • Wilfredo Lee/AP

    Lendário boxeador Muhammad Ali (esquerda) acompanha partida de baseball ao lado de Jeffrey Loria, proprietário do time Miami Marlins antes da partida contra o St. Louis Cardinals, em Miami (EUA)

    Lendário boxeador Muhammad Ali (esquerda) acompanha partida de baseball ao lado de Jeffrey Loria, proprietário do time Miami Marlins antes da partida contra o St. Louis Cardinals, em Miami (EUA)

A organização dos Jogos Olímpicos de Londres-2012 quer marcar seu nome na história na competição, e pretende fazer isso desde o seu início. A comissão da cerimônia de abertura pretende ter o lendário astro do boxe Muhammad Ali como parte do evento de apresentação da olimpíada, e tentará convencer a família do ex-pugilista a liberar a sua presença na festividade.

Campeão mundial e olímpico, Ali está em Londres para participar de eventos de caridade, e por isso acredita-se que ele poderia ter algum papel na apresentação comandada por Danny Boyle, cineasta e diretor do filme “Quem Quer Ser um Milionário?”, e que deverá ter duração de cerca de três horas, além de um custo total de mais de R$ 90 milhões.

O problema, de acordo com o diário britânico The Telegraph, é o estado físico do lendário boxeador. Ali é portador do Mal de Parkinson, e a doença está em um estágio que o deixou com uma aparência bastante frágil, como visto em sua última aparição pública, na inauguração de um estádio de beisebol nos Estados Unidos, no último mês de abril.

A imprensa britânica afirma que Ali poderia liderar uma parada composta por grandes atletas durante a cerimônia. O que é improvável, no entanto, é que ele acenda a pira olímpica, coisa que já fez nos Jogos Olímpicos de Atlanta-1996, e que muito provavelmente não teria condições de fazer desta vez.

Nesta segunda-feira, foi realizado um ensaio geral da cerimônia de abertura, em um evento mostrado para 40 mil fãs, que saíram satisfeitos com o que viram. O último ensaio antes da festividade oficial será na noite da próxima quarta-feira (em horário local).

UOL Cursos Online

Todos os cursos