Autoridades descartam risco de pane de trânsito para abertura de sexta: "Londres não vai parar"

Bruno Freitas

Do UOL, em Londres (ING)

  • Sang Tan/AP

    Londres vive dias de sobrecarga no sistema de transporte público, mas evita pânico sobre pane

    Londres vive dias de sobrecarga no sistema de transporte público, mas evita pânico sobre pane

Quem se deslocou por Londres nos últimos dias teve a sensação de que a cidade que habitualmente já lida com instabilidades em seu sistema de transporte flerta com o limite. No entanto, as autoridades locais dizem que não existe risco de uma pane de trânsito na sexta-feira, quando o estádio Olímpico na região Leste da metrópole inglesa receberá a abertura dos Jogos Olímpicos e cerca de 60 mil pessoas.

Na última segunda-feira, a organização dos Jogos de Londres realizou um evento-teste do estádio Olímpico no bairro de Stratford, em ensaio da cerimônia de abertura com acesso de público. As autoridades consideraram a simulação um sucesso, apesar das paralisações de metrô na região.

Antes do evento no estádio, duas linhas do metrô que passam próximo ao Parque Olímpico experimentaram um breve momento de colapso. Nesta terça, Peter Hendy, secretário de Transporte de Londres se desculpou pessoalmente pelas falhas e manifestou confiança que a abertura transcorra sem paralisações na noite de sexta (início previsto para 17h, horário de Brasília). "Não vai parar", disse o político.

Mesmo assim, por baixo ou em cima da terra, a sensação é de que esse risco existe. Quem não faz parte da chamada “família olímpica” (jornalistas, membros do COI ou integrantes de delegações nacionais) não conta com os privilégios de transporte especial e vias rápidas na cidade. Por isso, os cidadãos e visitantes comuns de Londres têm passado sufoco em engarrafamentos ou então parados entre túneis do metrô da cidade.

No entanto, a sensação de limite contrasta com o discurso oficial britânico, manifestado em evento oficial nesta terça-feira.

"Estava tudo em casa. Tivemos um ensaio bem-sucedido. Agora estamos ansiosos para fazer a coisa para valer na sexta-feira", disse Justine Greening, secretária que responde pelo Transporte do Reino Unido.

"É quase impossível organizar o maior evento da Terra e não contar com pequenos incidentes e filas. Mas vamos tentar minimizar isso ao máximo", acrescentou a política. 

UOL Cursos Online

Todos os cursos