Pau Gasol é confirmado como porta-bandeira da Espanha em Londres-2012

Das agências internacionais

na Espanha

  • EFE/ Jesus Ochando

    Espanhol Pau Gasol participa de amistoso de sua seleção contra a Austrália antes de torneio olímpico (17/07/12)

    Espanhol Pau Gasol participa de amistoso de sua seleção contra a Austrália antes de torneio olímpico (17/07/12)

O jogador de basquete Pau Gasol será o porta-bandeira da delegação da Espanha nos Jogos Olímpicos de Londres-2012. A confirmação veio no início da tarde desta sexta-feira, e o ala-pivô será o substituto do tenista Rafael Nadal, que cancelou a participação na Olimpíada por conta de uma lesão no joelho.

Atleta da NBA pelo Los Angeles Lakers, Gasol apareceu como o grande favorito para levar a bandeira espanhola na cerimônia de abertura dos Jogos. Ele disputava o “cargo” com o ciclista Samuel Sánchez, e os velejadores Iker Martínez e Xabier Fernández, mas teve sua escolha confirmada pelo presidente do Comitê Olímpico Espanhol, Alejandro Sánchez.

Sánchez seria o favorito natural para levar a bandeira da Espanha após o declínio de Nadal. No entanto, ele sofreu uma queda durante a disputa do Tour de France, no início do mês, onde fraturou o punho e o ombro, tendo que abandonar a competição e também a Olimpíada por conta de sua recuperação.

Já a dupla de velejadores estaria apta fisicamente a ir para a cerimônia, não fosse a distância do seu local de treinamentos, a cidade de Weymouth – que sediará as provas de vela nos Jogos, e fica a no mínimo 2h de Londres. Eles afirmaram durante a manhã que recusariam ser portas-bandeiras, por dar preferência aos seus treinos.

Gasol tem no currículo uma medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Pequim-2008, quando perdeu para o chamado Redeem Team dos Estados Unidos. A cerimônia de abertura dos Jogos de Londres-2012 será na próxima sexta-feira (27).

UOL Cursos Online

Todos os cursos