Deputados britânicos pedem que 'faixa olímpica' de veículos seja liberada para ciclistas

Das agências internacionais

Em Londres

  • Charlie Riedel/AP Photo

    Táxi transita ao lado de "faixa olímpica", que tem uso restrito durante Olimpíada de Londres-2012

    Táxi transita ao lado de "faixa olímpica", que tem uso restrito durante Olimpíada de Londres-2012

A faixa exclusiva de trânsito de Londres, criada para a circulação de atletas, dirigentes, comitivas e veículos ligados aos Jogos Olímpicos, gerou uma nova polêmica nesta quarta-feira. Alguns deputados britânicos pediram ao governo local que liberem o acesso dos ciclistas à pista especial, avaliando que o trânsito olímpico não seria prejudicado, assim como facilitaria o tráfego nas demais pistas.

A nove dias do início dos Jogos, o trânsito londrino vem sofrendo com o excesso de veículos, principalmente após a criação da nova faixa. Uma das poucas pistas liberadas até então é a pista que liga o Aeroporto de Heathrow, na zona oeste, a Stratford, no leste, bairro onde fica a Vila Olímpica. A pista gerou a maior polêmica dos últimos dias pelo trânsito de até quatro horas – como reclamou o velocista norte-americano Kerron Clement na última segunda-feira.

A faixa, até então, é exclusiva para automóveis. No entanto, deputados conservadores do Reino Unido pedem que os ciclistas possam ter acesso. Para eles, as bicicletas atrapalhariam menos o trânsito do que os caminhões que já trafegam por ali, desafogando o tráfego nas pistas restantes e gerando maior fluidez.

“Um veículo autorizado pode se ver atrapalhado por um ônibus ou um caminhão, mas é mais fácil ultrapassar um ciclista. Não entendo por que obrigam eles a circular nas demais faixas”, afirmou Peter Bottomley.

A medida ajudaria os cidadãos de Londres a trocar os automóveis pelas bicicletas e, assim, diminuir o trânsito nas pistas restantes. Ainda, o governo local tem orientado os moradores e visitantes de Londres a deixar os carros em casa e utilizar métodos diferentes para se locomover, como ônibus, metrô, bicicletas, e até caminhar. Se possível, ainda, que programem suas férias trabalhistas para o período dos Jogos, para evitar superlotações na capital britânica.

Os usuários do metrô foram, ainda, orientados a evitar pelo menos 28 estações do sistema, como por exemplo a de Stratford (Vila Olímpica), London Bridge e Westminster, dentre outras.

A rede de pistas olímpicas, até agora contando apenas com a faixa do aeroporto até a Vila Olímpica e algumas adjacentes, será totalmente ampliada até o dia 25 de julho, quando irá operar com 100% de sua capacidade. A medida irá perdurar até o dia 14 de agosto, com funcionamento das 5h às 23h locais.

UOL Cursos Online

Todos os cursos