Campeãs da Copa do Mundo de futebol, japonesas veem machismo em voo rumo a Londres

Do UOL, em são Paulo.

A seleção japonesa de futebol feminino é a atual campeã da Copa do Mundo e tem a melhor jogadora da modalidade na última temporada, em eleição da Fifa. Apesar disso, as atletas não recebem o mesmo tratamento dispensado à seleção masculina. No voo rumo às Olimpíadas de Londres, as mulheres foram na classe econômica e os homens na executiva, o que gerou acusações de machismo.

“Eu acho que deveria ter sido o contrário”, declarou Homare Sawa, capitã da seleção, ao desembarcar em Paris. A equipe feminina faz um amistoso contra a França nesta quinta-feira e depois segue rumo a Londres.

Enquanto a seleção masculina viaja na classe executiva desde os Jogos de Atlanta-96, as mulheres tiveram um “reconhecimento” apenas em 2011, quando passaram a viajar na classe econômica premium após a conquista da Copa do Mundo na Alemanha.

Para Sawa, eleita a melhor jogadora do mundo na última temporada, só há um jeito para as mulheres conseguirem igualdade. “Quando nós ganhamos a Copa do Mundo, mudaram nossa volta para o Japão para a executiva. Espero que a gente possa conseguir um bom resultado de novo para sermos tratadas de maneira igual (aos homens)”, disse.

Apesar de muitas jogadoras ainda não serem profissionais, a seleção feminina é uma das principais candidatas à medalha de ouro olímpica. Nas Olimpíadas de Pequim, a japonesas chegaram a disputar a medalha de bronze. Em abril, golearam o Brasil por 4 a 1 em amistoso de preparação para Londres. A última medalha do futebol masculino japonês foi um bronze em 1968, na Cidade do México.

Comemorações no futebol feminino
Comemorações no futebol feminino

UOL Cursos Online

Todos os cursos