Abertura de Londres-2012 deverá ter duração reduzida por trânsito na volta dos fãs para casa
Do UOL, em São Paulo
-
Jae C. Hong/AP Photo
Pequena apresentação de grupo teatral deu as boas vindas aos atletas britânicos na Vila Olímpica nesta 3ª feira
Os constantes problemas com o transporte na cidade de Londres farão com que a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos tenha sua duração reduzida. De acordo com o diário britânico Daily Telegraph, a festividade terá 30 minutos a menos que o previsto, por conta da preocupação dos espectadores no momento da volta para suas casas.
O periódico afirma que o diretor da cerimônia, Danny Boyle, foi informado da necessidade de reduzir a duração do evento. Isso aconteceu porque a organização de Londres-2012 mostrou preocupação pelo fato de, pelos ensaios ocorridos no sábado e no domingo, toda a festa de abertura iria durar mais de três horas.
Um novo ensaio será feito nesta quarta-feira, já após a orientação de retirada de algumas coreografias da parte final da apresentação, como uma sequência de manobras em bicicletas de dez minutos, anteriormente projetada para encerrar a cerimônia.
Boyle, que trabalha na construção da festa de 27 milhões de libras (aproximadamente R$ 83 milhões) há pelo menos dois anos e está relutante em reduzir o evento, revelou que trabalha com uma apresentação inicial de até 90 minutos, seguida da parada dos atletas, a parte mais longa, que contará com os representantes de 204 países. Depois, será a vez da rainha do Reino Unido, Elizabeth II, selar a abertura oficial dos Jogos Olímpicos, e, por fim, o acendimento da pira olímpica.
Somente a parte da parada dos atletas já duraria 90 minutos – que, segundo o Comitê Olímpico Internacional (COI), são inegociáveis – e, somada aos eventos seguintes, ultrapassaria as três horas pretendidas. Espera-se que toda a festa se encerre por volta de 0h30 locais (20h30) ou até mais tarde. Os sistemas de metrô, ônibus e estradas deverão ter seus serviços estendidos até às 2h30 da manhã.
Outra preocupação é a presença em massa de chefes de Estado de boa parte das nações envolvidas nos Jogos. Espera-se que mais de 120 líderes nacionais marquem presença na cerimônia, fator que acarretaria na necessidade de ações especiais para o deslocamento de volta dos mesmos para seus hotéis – e, por consequência, atrasaria ainda mais a saída dos fãs do Estádio Olímpico. Os 50 mil espectadores que assistirão à festa serão orientados a chegar com boa antecedência para o início da cerimônia, marcado para às 21h locais (17h de Brasília), e aguardar instruções no momento de saída.