Abertura de Londres-2012 deverá ter duração reduzida por trânsito na volta dos fãs para casa

Do UOL, em São Paulo

  • Jae C. Hong/AP Photo

    Pequena apresentação de grupo teatral deu as boas vindas aos atletas britânicos na Vila Olímpica nesta 3ª feira

    Pequena apresentação de grupo teatral deu as boas vindas aos atletas britânicos na Vila Olímpica nesta 3ª feira

Os constantes problemas com o transporte na cidade de Londres farão com que a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos tenha sua duração reduzida. De acordo com o diário britânico Daily Telegraph, a festividade terá 30 minutos a menos que o previsto, por conta da preocupação dos espectadores no momento da volta para suas casas.

O periódico afirma que o diretor da cerimônia, Danny Boyle, foi informado da necessidade de reduzir a duração do evento. Isso aconteceu porque a organização de Londres-2012 mostrou preocupação pelo fato de, pelos ensaios ocorridos no sábado e no domingo, toda a festa de abertura iria durar mais de três horas.

Um novo ensaio será feito nesta quarta-feira, já após a orientação de retirada de algumas coreografias da parte final da apresentação, como uma sequência de manobras em bicicletas de dez minutos, anteriormente projetada para encerrar a cerimônia.

Boyle, que trabalha na construção da festa de 27 milhões de libras (aproximadamente R$ 83 milhões) há pelo menos dois anos e está relutante em reduzir o evento, revelou que trabalha com uma apresentação inicial de até 90 minutos, seguida da parada dos atletas, a parte mais longa, que contará com os representantes de 204 países. Depois, será a vez da rainha do Reino Unido, Elizabeth II, selar a abertura oficial dos Jogos Olímpicos, e, por fim, o acendimento da pira olímpica.

Somente a parte da parada dos atletas já duraria 90 minutos – que, segundo o Comitê Olímpico Internacional (COI), são inegociáveis – e, somada aos eventos seguintes, ultrapassaria as três horas pretendidas. Espera-se que toda a festa se encerre por volta de 0h30 locais (20h30) ou até mais tarde. Os sistemas de metrô, ônibus e estradas deverão ter seus serviços estendidos até às 2h30 da manhã.

Outra preocupação é a presença em massa de chefes de Estado de boa parte das nações envolvidas nos Jogos. Espera-se que mais de 120 líderes nacionais marquem presença na cerimônia, fator que acarretaria na necessidade de ações especiais para o deslocamento de volta dos mesmos para seus hotéis – e, por consequência, atrasaria ainda mais a saída dos fãs do Estádio Olímpico. Os 50 mil espectadores que assistirão à festa serão orientados a chegar com boa antecedência para o início da cerimônia, marcado para às 21h locais (17h de Brasília), e aguardar instruções no momento de saída.

UOL Cursos Online

Todos os cursos