Protagonista de falha de segurança em Londres desiste de Copa-2014 e Rio-2016

Das agências internacionais

Em Londres (ING)

  • AP Photo/John Stillwell

    Soldado faz apresentação à imprensa com arma de fogo; Exército foi convocado para consertar o estrago

    Soldado faz apresentação à imprensa com arma de fogo; Exército foi convocado para consertar o estrago

A empresa G4S, que alarmou os britânicos quanto à segurança dos Jogos Olímpicos no último fim de semana, foi prestar esclarecimento no Parlamento inglês e anunciou um prejuízo de 61,5 milhões de euros (R$ 153 milhões). Mais do que isso, a companhia anunciou que sequer se candidatará a fazer a operação de segurança da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro.

A decisão dá a medida do tamanho do estrago causado pela G4S. A empresa foi contratada para fornecer material humano capaz de cuidar dos Jogos Olímpicos em Londres. No último fim de semana, anunciou que não seriam capazes de enviar 10.400 homens, como estava combinado.

Para formar o efetivo necessário, o Comitê Organizador teve de mobilizar 3.500 soldados do exército, que já havia cedido 13.500 homens. O escândalo ganhou grande proporção na mídia inglesa e um diretor da G4S foi convocado a prestar esclarecimentos no Parlamento.

“Nos arrependemos de ter firmado esse contrato, mas agora temos de seguir em frente. Não era especialmente lucrativo. Ironicamente, pensamos que serviria para que a empresa ganhasse reputação”, disse Nick Buckles.

O efeito foi o contrário. A empresa viu suas ações na bolsa de valores caírem 15% somente nos últimos dias. Na semana passada, antes do anúncio oficial do fracasso em Londres, a G4S decidiu internamente que não se candidataria ao contrato de segurança das próximas grandes competições, que acontecerão no Brasil. 

UOL Cursos Online

Todos os cursos