Para metade dos britânicos, Reino Unido está mal preparado para Londres-2012
Das agências internacionais
Em Londres
-
REUTERS/Luke MacGregor
Organização de Londres-2012 apresenta esquema de segurança com 17 mil policiais e 40 mil agentes de segurança
Uma pesquisa realizada a menos de duas semanas do início dos Jogos Olímpicos de Londres-2012 afirmou que quase metade dos cidadãos britânicos acredita que o Reino Unido não está preparado para receber a maior competição esportiva do mundo.
O pleito, realizado pela internet com 2.046 pessoas consideradas adultas entre os dias 13 e 15 de julho, revelou a preocupação de grande parcela da população do Reino Unido.
A análise, feita pela empresa Comres e publicada pela emissora de televisão inglesa ITV, afirmou que 45% dos cidadãos que participaram da pesquisa creem que existem falhas no processo de preparação do país para a Olimpíada. Outros 40% afirmaram estar satisfeitos, e 15% demonstraram estar indecisos.
Ainda, a pesquisa mostrou que 39% dos entrevistados ainda está preocupada com a questão da segurança, principalmente após a falha em um contrato feito com uma empresa de segurança, a G4S, que forneceria 10 mil policiais a mais para os Jogos, mas não teve tempo hábil para realizar o processo seletivo para as vagas.
O governo britânico anunciou na última semana que disponibilizará mais 3.500 soldados para cobrir o desfalque provocado pela G4S. No total, 17 mil policiais farão a segurança, de um total de 40 mil pessoas que trabalharão nessa área na organização dos Jogos.
Toda a preocupação dos britânicos com a segurança não é em vão: no dia seguinte ao anúncio de cidade-sede dos Jogos, ainda em julho de 2005, quatro ataques-suicida de homens-bomba mataram 52 pessoas pela capital londrina. O transporte público e o trânsito também são pontos de atenção por parte do governo londrino.