Metrô e estradas de Londres sofrem com trânsito e panes a dez dias dos Jogos
Das agências internacionais
Em Londres
A chegada dos atletas ao Reino Unido para os Jogos Olímpicos de Londres-2012 vem causando problemas no sistema de transporte da capital britânica. Na manhã desta terça-feira, algumas estradas e o Metrô local tiveram seus serviços parcialmente interrompidos pelo tráfego e por questões estruturais referentes aos trens.
No início da manhã londrina, a linha trafega na região de Waterloo foi inteiramente fechada por conta de um problema de sinalização, deixando alguns usuários sem poder utilizar. Outra linha, Bakerloo, fechou por alguns instantes após o acionamento de um alarme de incêndio.
Os problemas no transporte londrino se estendem até as estradas do município. As autoridades liberaram uma faixa especial na para as delegações esportivas que chegam ao Reino Unido. No entanto, a pista, que funciona entre as 5h e 21h locais, gerou trânsitos de até quatro horas no translado dos atletas do aeroporto de Heathrow, na região oeste de Londres, até a Vila Olímpica, em Stratford, na zona leste da capital britânica.
O caso mais emblemático de trânsito foi o do velocista norte-americano Kerron Clement, campeão dos 400m com barreiras nos Mundiais de 2007 e 2009. Ele foi um dos primeiros a desembarcar em Londres e tomou um ônibus, mas ficou 4h na estrada e viu o motorista de seu coletivo se perder no caminho até a Vila Olímpica, afirmando "não ter tido uma primeira boa impressão de Londres até então".
O prefeito de Londres, Boris Johnson, tentou minimizar a questão e afirmou que os atletas têm ficado “boquiabertos” ao enfim chegar na Vila Olímpica, pela estrutura do local, e afirmou que o trânsito diminuirá com o passar dos dias.
Para tentar auxiliar os usuários do metrô e das estradas londrinas, o governo local tem os orientado não utilizar os trens da linha Central nos horários de pico, além de evitar dirigir pela linha especial de Londres-2012 entre 6h30 e 9h, e entre 14h e 21h, além de não trafegar pelo Centro da cidade a partir do dia 25 - dois dias antes do início dos Jogos.