Briga entre associações desportivas no Paquistão pode excluir país dos Jogos Olímpicos

Do UOL, em São Paulo

  • AP Photo/K.M. Chaudary

    Atletas do hóquei na grama; modalidade é a que mais trouxe medalhas ao Paquistão

    Atletas do hóquei na grama; modalidade é a que mais trouxe medalhas ao Paquistão

Uma disputa entre a Associação Olímpica do Paquistão (POA) e a Paquistão Sports Board (PSB) pode ameaçar a participação do país nos Jogos Olímpicos de Londres. O Comitê Olímpico Internacional (COI) se reunirá nesta semana para discutir as consequências da rixa entre as duas federações.

O POA argumenta que o governo não tem autonomia para interferir nas federações nacionais filiadas à associação. O PSB considera que as decisões do POA criam barreiras para a evolução esportiva do país.

O presidente do POA, Arif Hasan, disse em um comunicado que “algumas regras formadas pelo PSB e disposições desportiva nacional não estão alinhadas com os regulamentos olímpicos, e que se não forem corrigidos poderão isolar o Paquistão do cenário internacional”.

O Paquistão tem o hóquei na grama como o seu maior trunfo em Olimpíada. São 3 medalhas de ouros conquistadas em edições olímpicas ( 1960, 1968 e 1984). Outras 3 medalhas de prata e 4 de bronze completam o histórico de medalha do país em Jogos Olímpicos.

UOL Cursos Online

Todos os cursos